A palestra “A Abordagem de Reggio Emilia” marcou a abertura da programação da Semana Acadêmica do curso de Pedagogia da UNIFEBE. Ela foi apresentada pela professora Gesiele Reis, que compartilhou parte do trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo dos anos voltado à filosofia de ensino, centrada no protagonismo infantil no processo educativo. Além dessa atividade, o segundo dia de programação foi reservado para as oficinas. Ao todo, os acadêmicos puderam participar de seis alternativas de atividades desenvolvidas nos blocos A, C e D da instituição.
Com a abordagem realizada durante a palestra, conforme a acadêmica Micaella Mantovani Daneluzi, possibilitou o aprofundamento dos conceitos trabalhados nas aulas da graduação. Segundo a estudante, ao compartilhar a experiência, a palestrante demonstrou como aproximar as práticas mantidas na Itália das realidades vividas nas escolas brasileiras, destacando a relevância do protagonismo infantil. “Ela relatou como trouxe essas vivências para sua prática em sala de aula, adaptando-as à realidade brasileira, como ela mesma disse, de uma forma ‘abrasileirada’, e mantendo uma forte conexão com a natureza”, relata.
Micaella afirma que os projetos exemplificados durante a palestra demonstram formas importantes de aproximação entre estudantes e a comunidade escolar, mesmo diante dificuldades e resistências do cotidiano. “Acredito que esse seria o modelo de escola dos sonhos: um espaço que valoriza as experiências, as descobertas e o protagonismo infantil, presentes em cada etapa do processo educativo”, afirma.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Gissele Prette, reforça o papel da programação na formação dos acadêmicos e na ampliação de sua experiência vivida pelos participantes.
“A Semana Acadêmica reafirma o compromisso da instituição com uma formação docente crítica, sensível e conectada com os desafios e encantos da educação atual. Vivenciar momentos como este é sempre inspirador. Ver nossos acadêmicos se apropriando do conhecimento, trocando experiências, refletindo sobre o papel do professor e descobrindo novas formas de ensinar e aprender amplia o olhar pedagógico e fortalece o desejo de educar com criatividade, sensibilidade e afeto”, avalia.
Oficinas diversificadas
Já nas oficinas, os acadêmicos puderam se inscrever em atividades como: Origami, Cores que brotam e formas que nascem, Primeiros Socorros, Currículo Lattes, Oratória, Escultura de Balões. As atividades contaram com a participação de representantes de cursos de Graduação da Unifebe e de órgãos convidados.
Para a acadêmica da 2.ª fase, Camilly Vitoria da Silva, a programação trouxe contribuições importantes para sua formação. De acordo com ela, as atividades representaram uma oportunidade de integração e troca de experiências entre os participantes.
“Tivemos várias oficinas e palestras, que ajudam bastante no nosso aprendizado e serão essenciais na nossa formação. Também foi um momento ótimo para socializar e trocar experiências com outras pessoas, outros acadêmicos. Com certeza, vamos levar essas vivências pois foi uma troca de conhecimento”, descreve.