19 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

A pedagogia e seus lugares na sociedade é tema da Semana Acadêmica da Pedagogia na UNIFEBE

Oficinas, palestras e diálogos mobilizaram acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da UNIFEBE, durante as três noites da Semana Acadêmica. A programação teve como tema A Pedagogia e seus lugares na Sociedade e contou ainda com rodas de conversa sobre a atuação profissional até dicas práticas da atividade em sala de aula e oficinas.

O evento, entre os dias 30 e 1º, também recebeu egressos do curso durante o projeto Por onde andas: dialogando com egressos de Pedagogia da UNIFEBE. Para essa edição, houve participações como a professora da Educação Infantil e egressa 2021, Joana Bertoldi, vencedora do Prêmio Nacional Educador Transformador 2023, realizado em conjunto pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significar.

Ainda fizeram parte do projeto e puderam dividir suas experiências, a professora dos Anos Iniciais, Marcela Peixe, formada em 2017, assim como a professora de educação especial, Graziela Dalcastagner, egressa 2017 e premiada no Professor Transformador 2020; a Orientadora Pedagógica e egressa 2000, Sandra Cristine da Silva Ristow; e a diretora Alessandra Nolli da Silva, egressa de 2003.

“Todos os egressos atuam em diferentes campos da educação, mostrando aos acadêmicos os tantos lugares e espaços profissionais em que o pedagogo pode atuar”, sintetiza a coordenadora da Pedagogia, Eliane Kormann. Ela lembra que elementos como a formação e atuações de cada uma das educadoras, assim como a contribuição do curso de Pedagogia, os desafios da profissão e a necessidade de aprimoramento também fizeram parte das conversas e programação.

“A proposta da Semana Acadêmica promoveu uma rica reflexão sobre as possibilidades de atuação do pedagogo, as competências necessárias em cada campo de atuação profissional, bem como os desafios, destacando e valorizando a formação inicial, que é uma base riquíssima para atuação docente, mas que se faz necessário uma formação contínua”, avalia a coordenadora.

Oficinas e aprendizado

A acadêmica da 2ª fase de Pedagogia, Ana Maria Haskel, afirma ter conhecido mais sobre o cotidiano da atuação profissional, com a troca de experiências proporcionadas pelo contato com os egressos do curso. De acordo com ela, as exibições auxiliam a dar uma dimensão mais precisa sobre as possibilidades profissionais e seus desafios.

“Esse tipo de atividade contribui muito para nossa formação, pois traz relatos verdadeiros sobre o mercado de trabalho e sobre o nosso curso, a importância da formação inicial e continuada dos profissionais de educação, da responsabilidade com que devemos abraçar essa profissão”, descreve.

As oficinas foram outro tópico destacado pela acadêmica. Para ela, as dicas apresentadas terão muita utilidade na rotina profissional. Ana Maria afirma que, receber as orientações, com a possibilidade de acompanhar a execução dos profissionais, auxiliou na assimilação do conteúdo apresentado.

Uma das noites da Semana Acadêmica contou com oito oficinas didático-pedagógicas, envolvendo professores e acadêmicos da UNIFEBE. Os temas foram sugeridos pelos próprios estudantes e envolveram desde esculturas com balões, pintura facial, fotografia com uso de smartphone, jogos na educação, RPG, musicalização e contação de histórias.

Inovação na Educação por meio de jogos lúdicos para crianças com intencionalidade maker foi o tema da palestra ministrada pelo professor Roberto Mafli.  Além da formação conceitual com o professor da Unidavi, de Rio do Sul, os acadêmicos puderam construir dois brinquedos feitos com materiais recicláveis.

Agenda da Semana – 06/04

06 de abril de 2010