A aplicação do processo de usinagem por descargas elétricas é recorrente para a produção de componentes em materiais de difícil usinagem, que têm como propriedades mecânicas elevada dureza, resistência às altas temperaturas, além de resistência à oxidação. Tais componentes são normalmente empregados para fabricação de moldes e matrizes, na indústria aeroespacial, como na produção de motores a jato, ou, na indústria de energia, como em paletas de turbinas a gás.
De acordo com o professor Rodrigo Blödorn, a pesquisa teve como foco o processo de usinagem por descargas elétricas, mais conhecido por eletroerosão, da superliga de Inconel 718, de níquel, cromo e molibdênio, justamente escolhido devido à alta resistência contra corrosão e resistência às elevadas temperaturas.
“Foram testados diferentes parâmetros de usinagem em três tipos de eletrodo, que são eletrodos comuns, utilizados para a fabricação dessas peças em ligas de Inconel. Então, aqui, especificamente, utilizamos esse composto de cobre e tungstênio, depois um eletrodo de cobre e um eletrodo de grafite”, detalha. As pesquisas ainda avaliaram, com o uso do microscópio de variação de foco Alicona, parâmetros tridimensionais de rugosidade das peças e dos eletrodos. Por meio desses parâmetros, foram possíveis novas descobertas sobre a aplicação dos materiais do eletrodo com esta liga de Inconel.