15 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Pesquisa desenvolvida por estudante de Pós-Graduação UNIFEBE é publicada em um dos principais periódicos científicos do Brasil do setor químico têxtil

Estudo apresentou o melhor processo de preparação da malha para estampar

A pesquisa desenvolvida pelo estudante do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE, André Guilherme Marchi, foi selecionada e publicada em um dos principais periódicos científicos do Brasil do setor químico têxtil. A análise comparativa entre metodologias de preparação de malha para estamparia rotativa foi desenvolvida em uma indústria têxtil de Jaraguá do Sul, sob a orientação do coordenador do curso, professor Wallace Nóbrega Lopo. O estudo, fruto do trabalho de conclusão de curso da especialização, está disponível na edição nº 146, da Revista Química Têxtil da ABQCT – Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis, publicada em janeiro deste ano.

De acordo com o estudante e engenheiro químico, o tema surgiu a partir de uma demanda da própria indústria têxtil, já que as malhas passam por um processo de preparação antes de serem estampadas. Nessa etapa, o produto geralmente passa por lavação, abertura da malha e passagem pela rama. Desse modo, o artigo buscou analisar quatro métodos diferentes de preparação da malha para o setor de estamparia rotativa. O intuito era buscar economia financeira, qualidade do produto e sustentabilidade.

A partir disso, com o suporte da empresa e orientação do professor, o estudante elaborou testes laboratoriais para determinar qual seria o processo mais viável. No método de passagem pela rama, constatou-se que foi possível economizar uma grande quantidade de água, químicos e processos antes vistos como indispensáveis.

“Este é um dos grandes diferenciais do nosso curso de Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil, trabalhar com os anseios reais do mercado de trabalho, instigando o profissional a se desafiar e a utilizar seus conhecimentos em prol de inovações e melhorias. A publicação do trabalho do André contribui para o setor têxtil como um todo e reconhece a relevância desse estudo para a área”, enfatiza o professor Wallace.

Com o periódico impresso em mãos, André comemora o reconhecimento de seu trabalho para o setor. “Fica um sentimento de gratidão pela oportunidade que a universidade nos proporciona de buscar conhecimento por meio do trabalho de conclusão do curso, além do contato com excelentes profissionais e do suporte do professor Wallace. Em resumo, a sensação é de satisfação por poder contribuir para o desenvolvimento da área têxtil”, avalia André.

A versão digital do periódico está disponível no site da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis.

Confira!

Atividade marca dia do profissional da Educação Física

02 de setembro de 2011
Nova diretoria do DCE toma posse