Cada vez mais recorrente nas mesas de debate, seja devido à série “13 Reasons Why” ou o “desafio da baleia azul”, o assunto suicídio foi pauta de uma pesquisa realizada pela professora do curso de Direito da UNIFEBE Pollyanna Maria da Silva, em conjunto com o professor Janilson Lotério, a acadêmica Fernanda A. Marcolla e o psiquiatra Marco Aurélio Cigognini. O resultado alerta para os cuidados com o tema.
Pesquisa
O trabalho sobre o “Perfil sociodemográfico e clínico das vítimas de suicídio na comarca de Brusque, Santa Catarina, Brasil, entre 2012 e 2015” foi apresentado no XVI Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, em Portugal, e no 25th European Congress of Psychiatry (EPA 2017), na cidade de Florença, Itália.
— Entre as principais causas de mortalidade no mundo destaca-se o suicídio com aproximadamente 1 milhão de mortes / ano. No Brasil, essa é a terceira causa de óbito por fatores externos, sendo 5,3 a taxa média por 100 mil habitantes — explica a professora.
Segundo Pollyanna, o fato é ainda mais alarmante pois Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking nacional de suicídios com um índice de 8,6.
— Estratégias de prevenção podem ser focalizadas no diagnóstico precoce e tratamento da depressão, especialmente em homens de meia idade e que tenham tido perda recente de algum familiar — destaca a pesquisadora.
Prevenção
Segundo o psicólogo Ademir Bernardino da Silva, coordenador do curso de Psicologia da UNIFEBE, a identificação precoce do problema pode evitar que as estatísticas negativas aumentem.
— Os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos, especialmente no que se refere ao “desafio da baleia azul”. É preciso promover no núcleo familiar a sensação de pertencimento e acompanhamento. Além disso, as pessoas, de modo geral, precisam reencontrar o sentido de busca de suas vidas, pois assim se sentirão potencializadas e com autoestima. Não é preciso se cobrar tanto e lembrar que é permitido errar, pois somos todos humanos — pontua.
Para auxiliar a lidar com o problema, a Clínica Escola e Serviços em Psicologia – CESP da UNIFEBE presta atendimento gratuito à comunidade (desde que esteja dentro dos critérios socioeconômicos preestabelecidos). Para mais informações entre em contato no telefone 47-3211-7000.