Não basta trabalhar no desenvolvimento de soluções, é preciso compartilhar com a comunidade científica o andamento de pesquisas e projetos. Por isso, o Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação (NIASI) da UNIFEBE comemora a aprovação de quatro artigos científicos em congressos nacionais e internacionais, de grande relevância para a comunidade técnico-científica.
De 4 a 7 de maio, dois dos trabalhos realizados pelo NIASI/UNIFEBE serão apresentados no “2017 VIII Computer on the Beach”, em Florianópolis (SC).
Foram aprovados os seguintes artigos: “Uma Proposta de Revisor para Identificação de Desvios de Linguagem em Textos Descritivos Formais” de autoria do acadêmico de Sistemas de Informação Jonathan Nau, do mestrando Guilherme Passero e do professor doutor Aluizio Haendchen Filho, coordenador do NIASI, e o “Comparação de Técnicas de Normalização Morfológica na Análise de Similaridade Textual” de autoria de Passero, Rudimar Dazzi e Haendchen Filho.
— Os dois artigos tratam do tema Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Inteligência Artificial, e estão no âmbito do Projeto de Correção Automática de Redação. Com esta pesquisa, a UNIFEBE poderá se tornar uma das principais referências em PLN e Inteligência Artificial no estado. PLN é uma área da computação que está em forte crescimento, com investimentos massivos dos gigantes da computação tais como Google e IBM. É uma das chaves para a computação cognitiva, e entendimento da linguagem humana pelo computador — explica o professor.
Internacional
Também foram aprovados dois artigos para conferências internacionais da área. Para a “14th International Conference on Teaching, Education and Learning (ICTEL)”, que será realizada na Universidade de Lisboa no mês de maio, foi aprovado o artigo “Evaluating the Use of the Methods Based on LSA and WordNet for Automatic Short – Answer Grading” de autoria de Jonathan Nau, Guilherme Passero e Aluizio Haendchen Filho.
E para a “19th International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS)”, que será realizado na Universidade do Porto, em abril, foi aprovado o artigo “A Case-Based Approach for Reusing Decisions in the Software Development Process” dos autores Hércules Antônio do Prado, Edilson Ferneda e Aluizio Haendchen Filho.
— Os trabalhos estão relacionados com nosso projeto de pesquisa de Correção Automática de Redações e Inteligência Artificial. Temos priorizado valorizar a participação dos alunos envolvidos em projetos de pesquisa. Isso contribui para o ingresso no Mestrado com bolsa integral, como foi o caso do egresso Lucas Debatin — explica o coordenador do NIASI Haendchen Filho.
Além destes, existem mais cinco artigos em produção, em estágio final de desenvolvimento com os alunos do curso de Sistemas de Informação da UNIFEBE e pesquisadores de iniciação científica do NIASI. Os artigos serão submetidos até meados de abril.
— O envolvimento crescente e direto dos alunos em projetos de pesquisa e produção científica relevante fortalece nosso trabalho, e principalmente a disseminação do conhecimento nos cursos e na instituição — conta o professor.
Segundo o reitor Günther Lother Pertschy é muito importante compartilhar estes resultados, que proporcionam a troca de conhecimento e incentivam cada vez mais a produção científica.
— Dentro do âmbito universitário, é de extrema importância estimular a iniciação científica. Aqui, nossos acadêmicos aprendem a fazer perguntas certas para buscar soluções, visando o desenvolvimento de nossa comunidade. Esses resultados positivos, em eventos tão importantes da área da tecnologia da informação, mostram que nossos pesquisadores estão no caminho correto — afirma.