16 de fevereiro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Podcast desenvolvido por acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE debate temas contemporâneos sobre o marketing digital

Episódios estão disponíveis gratuitamente no Spotify

MKTalks, este é o nome do Podcast desenvolvido pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, disponível gratuitamente no Spotify, que aborda e debate sobre temas contemporâneos do marketing digital. A produção dos nove episódios de até 15 minutos cada é fruto do trabalho realizado com os estudantes da 6ª fase, durante as aulas de Marketing Digital e Tópicos Contemporâneos, ministrada pela professora Roberta Del-Vechio, no segundo semestre letivo de 2023.

Para a criação dos materiais a turma foi dividida em equipes e a partir de um brainstorming, os estudantes definiram quais temas seriam abordados. “A ideia era ampliar a discussão do marketing digital, além do que é debatido nas agências. O objetivo era que os estudantes se desafiassem a encontrar assuntos atuais sobre essa área e a partir disso estudassem cientificamente a respeito”, explica a professora.

Com base nos materiais de apoio, os grupos elaboraram um roteiro, contando com a participação de um convidado para debater sobre o tema do episódio. Com o apoio da Rádio UNI, a turma desenvolveu a vinheta de abertura do programa e aplicaram seus conhecimentos técnicos, fazendo a edição dos episódios. “Todo processo foi bastante colaborativo. Foi um projeto em que conseguimos unir o estudo científico do tema, a prática da profissão e o desenvolvimento de diversas habilidades e competências”, complementa a professora.

O comportamento nostálgico e como ele tem ressurgido como tendência no marketing atual foi o tema do episódio desenvolvido pelo grupo da acadêmica Raísa Beatriz Ribeiro. “Foi desafiador pesquisar e analisar autores relevantes para o tema, já que era essencial compreender e se aprofundar para criar uma base crítica e conseguir dialogar sobre. Além de que, por meio desse projeto, pudemos aprimorar as habilidades de articular essas ideias complexas de uma forma mais acessível, pois o podcast tinha como objetivo que todos compreendessem o tema que seria abordado. Por fim, ter nosso trabalho disponível no Spotify validou todo esse esforço”, destacou a acadêmica.

Universidade e o mercado de trabalho

Para o coordenador de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, professor Thiago dos Santos, as atividades práticas, como no caso dos MKTalks, proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em situações reais da grande área da comunicação.

“Essas ações permitem pensar de forma criativa, resolver problemas e a trabalhar em equipe. Competências estas, essenciais no campo da Publicidade e Propaganda. Outro aspecto importante do MKTalks é a possibilidade de os acadêmicos construírem um portfólio sólido e diversificado. Ao trabalharem em projetos reais, os alunos de Publicidade e Propaganda têm a oportunidade de demonstrar seu talento e criatividade para o mercado de trabalho”, pondera o coordenador.

Confira no link os episódios disponíveis gratuitamente no Spotify:

Operações portuárias serão debatidas na Unifebe

17 de maio de 2011
Acadêmicos de Publicidade apresentam projetos para web-série