13 de fevereiro de 2019

Prática budista é tema de aula no MBA Gestão de Pessoas e Coaching

Atividade aconteceu na aula de Inteligência Emocional

Fotos: Paula Tavora Crestani

Os alunos da quarta turma de MBA Gestão de Pessoas e Coaching do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) tiveram uma experiência diferente na aula de Inteligência Emocional (IE) nas Organizações realizada no dia 6 de fevereiro.

Para dar início a temática de autoconhecimento — primeiro pilar da IE — os estudantes realizaram uma prática de “Mindfulness”. Conforme a professora Jô Rosa, que também é coordenadora deste MBA, essa técnica é comumente traduzida como “atenção plena”. O método reúne um conjunto de práticas baseadas nas técnicas milenares do budismo e busca proporcionar ao praticante um estado mental de total atenção e consciência.

— A ideia é manter a mente no presente, ou seja, naquilo que estamos fazendo em determinado momento, sem desviar a atenção para preocupações do futuro e sem remoer pensamentos, emoções e hábitos negativos do passado. Na meditação mindfulness são utilizadas técnicas corporais e respiratórias que ajudam a desenvolver o estado de atenção plena — explica.

O objetivo da prática, ressalta Jô Rosa, foi orientar os alunos a buscar uma harmonia mental e o aumento do foco, e assim contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do pós-graduando na medida em que articula uma consciência do seu corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade.

— Além de melhorar a função cognitiva, aumento da disposição física e mental e desenvolvimento de habilidades profissionais, contribui para as tomadas de decisões — salienta.

Professor da Unifebe conquista o título de doutor na UFSC

18 de março de 2011