24 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Professor da Fisioterapia UNIFEBE ministra palestra sobre nutrição para alunos do 2º ano

Bate-papo com estudantes do Colégio UNIFEBE ressaltou importância de uma alimentação adequada

Na disciplina do itinerário “Matemática, o Ser Humano e a Natureza”, lecionada pela professora Simone Sobiecziak, alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE assistiram a uma palestra sobre Nutrição, ministrada pelo professor Anderson Savaris Ribas, do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, que também é fisiologista. O docente da graduação conversou com os estudantes sobre temas como macro e micronutrientes, taxa de metabolismo basal, Índice de Massa Corporal (IMC) e suplementação, por exemplo.

A professora Simone explica que o tema de estudo dos alunos neste semestre é “Matemática e Nutrição”. Nesse contexto, é necessário que os estudantes tenham noções sobre conceitos como contagem de calorias, por exemplo, para relacionar as duas ciências. “Eles criaram uma planilha no Excel e registraram por uma semana todas suas refeições. Os alunos também tinham um aplicativo específico que contabilizava as calorias dessas vezes que eles se alimentavam. Entretanto, apenas a contagem dessas calorias não é suficiente, é importante entender os nutrientes que estão ingerindo”, detalha.

De acordo com o palestrante, um dos objetivos do bate-papo foi ressaltar a importância da alimentação na fase da vida em que os alunos se encontram. A fala do professor Anderson foi direcionada ao impacto do comportamento alimentar e quais são as funções do organismo humano que está em desenvolvimento e crescimento. “Constatamos que alguns dos alunos não comem a quantidade de calorias indicadas para suas faixas etárias. Conversamos também sobre o ambiente hormonal desses adolescentes, as condições dos tecidos e a importância dos nutrientes”, exemplifica o professor.

A estudante Mariana Voss elogia a palestra. “Achei o tema da conversa muito interessante e aprendemos quais alimentos devemos ingerir para o bem de nossa saúde. Também pudemos tirar várias dúvidas sobre suplementos para a academia”, se entusiasma.

Opinião compartilhada pela aluna Cyndille Aparecida Martins Paloschi. “Muitos de nós estudantes fazemos academia e não temos conhecimentos específicos sobre alimentação e como isso pode influenciar no treino e em nosso crescimento. Foi comentado sobre a importância de ingerir pelo menos 2.200 kcal por dia, que é o que nosso corpo gasta sem fazer nenhum exercício físico. Aprendemos também o quão importante é ingerirmos alimentos ricos em vitaminas e não é tão difícil quanto pensamos, comendo um prato de arroz com feijão e um bife, é um ótimo exemplo de como ingerir as vitaminas, proteínas e calorias necessárias”, conclui.

Reitor vai a Brasília para tratar questões sobre o FIES

26 de fevereiro de 2015