notícias colégio
Notícias
24 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Professor da Fisioterapia UNIFEBE ministra palestra sobre nutrição para alunos do 2º ano

Bate-papo com estudantes do Colégio UNIFEBE ressaltou importância de uma alimentação adequada

Na disciplina do itinerário “Matemática, o Ser Humano e a Natureza”, lecionada pela professora Simone Sobiecziak, alunos do 2º ano do Colégio UNIFEBE assistiram a uma palestra sobre Nutrição, ministrada pelo professor Anderson Savaris Ribas, do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, que também é fisiologista. O docente da graduação conversou com os estudantes sobre temas como macro e micronutrientes, taxa de metabolismo basal, Índice de Massa Corporal (IMC) e suplementação, por exemplo.

A professora Simone explica que o tema de estudo dos alunos neste semestre é “Matemática e Nutrição”. Nesse contexto, é necessário que os estudantes tenham noções sobre conceitos como contagem de calorias, por exemplo, para relacionar as duas ciências. “Eles criaram uma planilha no Excel e registraram por uma semana todas suas refeições. Os alunos também tinham um aplicativo específico que contabilizava as calorias dessas vezes que eles se alimentavam. Entretanto, apenas a contagem dessas calorias não é suficiente, é importante entender os nutrientes que estão ingerindo”, detalha.

De acordo com o palestrante, um dos objetivos do bate-papo foi ressaltar a importância da alimentação na fase da vida em que os alunos se encontram. A fala do professor Anderson foi direcionada ao impacto do comportamento alimentar e quais são as funções do organismo humano que está em desenvolvimento e crescimento. “Constatamos que alguns dos alunos não comem a quantidade de calorias indicadas para suas faixas etárias. Conversamos também sobre o ambiente hormonal desses adolescentes, as condições dos tecidos e a importância dos nutrientes”, exemplifica o professor.

A estudante Mariana Voss elogia a palestra. “Achei o tema da conversa muito interessante e aprendemos quais alimentos devemos ingerir para o bem de nossa saúde. Também pudemos tirar várias dúvidas sobre suplementos para a academia”, se entusiasma.

Opinião compartilhada pela aluna Cyndille Aparecida Martins Paloschi. “Muitos de nós estudantes fazemos academia e não temos conhecimentos específicos sobre alimentação e como isso pode influenciar no treino e em nosso crescimento. Foi comentado sobre a importância de ingerir pelo menos 2.200 kcal por dia, que é o que nosso corpo gasta sem fazer nenhum exercício físico. Aprendemos também o quão importante é ingerirmos alimentos ricos em vitaminas e não é tão difícil quanto pensamos, comendo um prato de arroz com feijão e um bife, é um ótimo exemplo de como ingerir as vitaminas, proteínas e calorias necessárias”, conclui.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Reitor vai a Brasília para tratar questões sobre o FIES

Reitor vai a Brasília para tratar questões sobre o FIES


26 de fevereiro de 2015
Edital 001/2006 – Projetos de Cursos de Pós-Graduação 2007
Egresso

Edital 001/2006 – Projetos de Cursos de Pós-Graduação 2007


28 de agosto de 2006
Colegiado do curso de Fisioterapia da UNIFEBE participa de congresso em Recife
Fisioterapia

Colegiado do curso de Fisioterapia da UNIFEBE participa de congresso em Recife


08 de setembro de 2022
Skip to content