Com um projeto que envolveu a criação de uma polia capaz de reduzir o nível de vibrações do sistema da correia de acessórios do motor de combustão interna de veículos automotivos, conhecida no mercado como “polia OAD”, o professor do curso de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, Alvaro Michelotti, é um dos finalistas do Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense 2017, na categoria Protagonista da Inovação.
A cerimônia de entrega da premiação deve ocorrer no dia 6 de novembro, em evento na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC.
— Esta é uma tecnologia que vem sendo adotada nos modernos alternadores de veículos automotores, que contribui para a estratégia das montadoras para reduzir problemas relacionados com ruído, vibração e aspereza, ou seja, tudo aquilo que gera desconforto acústico aos ocupantes do veículo — explica o finalista.
Segundo o professor, o objetivo principal do projeto era desenvolver um conceito aperfeiçoado de polia OAD que pudesse ampliar a aplicação desse tipo de produto no mercado automotivo mundial. O conceito inovador já foi reconhecido pela concessão de patentes de invenção no Brasil, EUA e Europa. Para ele, ser indicado ao prêmio Stemmer de Inovação Catarinense 2017 representa o reconhecimento de ser um protagonista da inovação.
—Habilidades como empreendedorismo, resiliência, foco no resultado e trabalho em equipe são necessárias para que uma invenção se transforme em um produto inovador para o mercado — conta.
No ano passado, o coordenador de Engenharia Mecânica, Denis Boing, foi o vencedor do Prêmio Stemmer de Inovação 2015 na mesma categoria, com projeto desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação da UNIFEBE – CTIF.