notícias colégio
Notícias
06 de dezembro de 2018
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

Professora da UNIFEBE lança livro sobre a história de Brusque neste sábado

Obra, de autoria de Rosemari Glatz, será lançada às 17h do dia 8 de dezembro na Villa Renaux

Uma obra que desperta o interesse de diversos públicos, e que serve como subsídio para o ensino da história regional. Assim pode ser definido o livro “Brusque – os 60 e 160: Elementos da nossa história”, que será lançado pela professora da UNIFEBE, Rosemari Glatz, neste sábado, 8 de dezembro, às 17h, no Espaço de Memória Cônsul Carlos Renaux/Villa Renaux.

A obra, dividida em capítulos, é ilustrada com fotografias da época em que os fatos se passaram, fotografias atuais e em gravuras. Escrito de forma didática, está estruturada em dois momentos distintos: o primeiro é um recorte temporal, designado como “Os 60” e contempla o período que antecede a criação da Colônia Itajahy-Brusque em 1860 até o início do século XX, quando foi fundada a última grande indústria têxtil, concluindo assim a transição da Brusque colonial para a Brusque industrial.

O segundo recorte traz para o momento presente, quando Brusque está no limiar de completar 160 anos de fundação e já conta com mais de 131 mil habitantes. Numa espécie de manejo estético de códigos culturais, são apresentados os principais pontos e atrativos que marcam a identidade da Brusque atual.

Conforme a autora, a obra é resultado de três anos de pesquisa e produção e se tornou possível por meio do Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura

— Conhecer a nossa história nos legitima, nos une e nos explica e, no passado, encontramos as razões daquilo que somos hoje, uma identidade. “Brusque – Os 60 e o 160: Elementos da nossa história” se apresenta de forma descomplicada, ilustrada e colorida, e possibilita ao leitor confrontar os primórdios da Colônia Itajahy-Brusque e o agora, conduzindo ao reconhecimento das identidades locais a partir de representações culturais que consolidam a memória da coletividade — enfatiza a professora da UNIFEBE.

Lançamento oficial

No lançamento do livro, destinado para convidados, imprensa e aos representantes do poder público do Município de Brusque, estarão presentes várias pessoas que contribuíram com a pesquisa e que permitiram que o livro trouxesse informações e imagens ainda inéditas. O proprietário do imóvel, Sr. Vitor Renaux Hering (tataraneto) e o sr. Gerd Albert Walter Gommersbach (neto do Cônsul Carlos Renaux) confirmaram presença.

Após o lançamento oficial, haverá ainda outras duas oportunidades para que a comunidade conheça a obra e tenha contato com a autora. No dia 14 de dezembro, a partir das 19h, na Fundação Cultural de Brusque durante a “Mostra dos projetos desenvolvidos com recursos do Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura” e no dia 22 de dezembro, entre 10h e 13h, em sessão de autógrafos na Livraria e Papelaria Graf, no Centro de Brusque.

A autora

A formação de Rosemari Glatz se deu nas áreas de Contabilidade e Administração. A autora é pesquisadora da história regional e autora de inúmeras crônicas que são publicadas semanalmente no Jornal O Município, de artigos no Anuário Notícias de Vicente Só e de capítulos do livro Famílias de Origem Alemã no Estado de Santa Catarina.

Agenda

Lançamento do livro “Brusque – os 60 e 160: Elementos da nossa história” (Haverá sessão de autógrafos e visita guiada)

Quando? Sábado, 8 de dezembro, às 17h

Onde? Villa Renaux, localizada na Rua 1º de Maio, nº 1.000

Informações no e-mail rosemari@unifebe.edu.br

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Eventos da Semana – De 13 a 18 de maio

Eventos da Semana – De 13 a 18 de maio


10 de maio de 2013
Comunicado Proppex nº 01/2012 – Renovação da Bolsa de Estudo Institucional 2012.1

Comunicado Proppex nº 01/2012 – Renovação da Bolsa de Estudo Institucional 2012.1


01 de fevereiro de 2012
Aula de Apresentação de Direito aborda questão da corrupção

Aula de Apresentação de Direito aborda questão da corrupção


19 de março de 2010
Skip to content