notícias colégio
Notícias
29 de janeiro de 2007

Professores participam de obra que discute Educação e Ética

A obra “Educação e Ética: Historicidade, Praxis e Processos Formativos” apresenta uma discussão em torno da emergência da ética, com base em alguns dos desafios que a sociedade moderna apresenta à educação, como a revolução da informática e dos meios de comunicação de massa, novas exigências da cidadania e relações sociais. O livro foi organizado por Neide de Melo Aguiar Silva e Fabio Zoboli, doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia e professor do Curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque.  

“São textos que trazem um pouco da vida e experiência educacional de cada um dos autores que o construíram. As discussões ora apresentadas denotam inquietações sobre o complexo tema da ética, e mais ainda, fazem visualizar esforços para que não se distanciem ética e educação”, descrevem Neide e Fábio.  

O livro tem a participação de três coordenadores de curso da Unifebe, Claudemir Aparecido Lopes, Eliani Aparecida Busnardo Buemo e Márcio Renato Bartel. A obra foi organizada em três partes, na primeira parte procura discutir a interação entre ética, historicidade e condição humana. Neste contexto, o doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Paris e Coordenador do Curso de Filosofia da Unifebe, Márcio Renato Bartel, contextualiza a ética de forma histórica e filosófica.  

A segunda parte da obra, com o tema Ética e práxis educacional, tem início com a discussão promovida por Claudemir Aparecido Lopes, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e por Eliani Aparecida Busnardo Buemo, mestre em Educação pela Unicentro/Unicamp, que discutem a aceitação da elaboração humana, dos valores e da cultura orientados por uma educação ética que possibilite o exercício da cidadania consciente e livre. Esta segunda parte tem a participação do vice-presidente da Comissão de Ética do Conselho Federal de Educação Física, João Batista A. G. Tojal, que é Doutor em Motricidade Humana.  

Para concluir, a terceira parte do livro aborda a Ética e os processos formativos. Fabio Zoboli promove uma discussão partindo de uma análise do desporto nas práticas de Educação Física, fazendo relação com os valores políticos que pautam a barbárie do fenômeno esportivo dentro de suas múltiplas relações.  

Postagens relacionadas

Semana do Curso de Ciências Contábeis é promovida na Unifebe

Semana do Curso de Ciências Contábeis é promovida na Unifebe


19 de setembro de 2008
Acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE conversam com atletas sobre atuação no Moda Vôlei Brusque
Educação Física

Acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE conversam com atletas sobre atuação no Moda Vôlei Brusque


12 de abril de 2022
Renomado profissional palestra sobre modelos educacionais na UNIFEBE
Destaque

Renomado profissional palestra sobre modelos educacionais na UNIFEBE


28 de março de 2019
Skip to content