04 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professores recebem formação da Plataforma AvaliA+ para implementação da Prova Operatória Institucional

Avaliação será aplicada com os estudantes da Graduação a partir deste semestre

Com o intuito de preparar os coordenadores e professores dos cursos de Graduação, a Assessoria Pedagógica da UNIFEBE realizou a Formação Continuada Plataforma AvaliA+. Durante uma programação de dez dias de oficinas, os docentes aprenderam a utilizar o banco de questões do Plataforma AvaliA+ para a elaboração da Prova Operatória Institucional.

De acordo com a assessora pedagógica, professora Giselly Cristini Mondardo Brandalise, a avaliação, que será aplicada neste semestre com os acadêmicos das primeiras fases dos cursos, exceto Medicina, é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem desses estudantes.

“A avaliação é um elemento fundamental do planejamento do docente. Possui função diagnóstica e evidencia a consolidação dos conhecimentos e saberes abordados ao longo dos componentes curriculares. Nesse sentido, a Prova Operatória Institucional, com a utilização da Plataforma AvaliA+, vem a contribuir com o propósito de ensino de excelência da UNIFEBE, dando apoio aos professores, em formato de curadoria, na seleção de questões alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação do Brasil”, evidencia a professora.

A Prova Operatória Institucional é uma nova estratégia de avaliação que será adotada pela UNIFEBE a partir deste semestre. Ela irá compor 50% da nota do período A3 para os componentes curriculares de 70 horas e 50% da nota do período A2, para os componentes curriculares de 35 horas. A avaliação terá 16 questões objetivas, uma questão discursiva, padrão Enade e será aplicada de forma impressa pelo professor do componente curricular.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destaca que a Prova Operatória Institucional foi criada com o intuito de unificar os processos de avaliação da aprendizagem. “Para o acadêmico, a Prova será como uma avaliação geral de tudo o que ele aprendeu ao longo das aulas daquele componente curricular. As questões abordarão uma reflexão crítica sobre os assuntos e contribuirão para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais. Além disso, por meio dessa avaliação, eles terão contato durante a Graduação com o formato de questões utilizadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conselhos de Classe, em concursos públicos e processos seletivos que possam vir a realizar em suas áreas de atuação”, enfatiza Gripa.

2º Resultado do Processo Seletivo Especial Unifebe para ingresso em 2008/2

21 de julho de 2008
Sindicont promove Educação Continuada na Unifebe – 20/11/2008

20 de novembro de 2008