As atividades semestrais do Programa de Extensão SEMEAR foram encerradas em 31 de outubro, com as premiações de três projetos-destaque e da equipe campeã. Dessa vez, o foco foi o desenvolvimento de práticas administrativas e gerenciais voltadas ao poder público. Os acadêmicos integraram o projeto “Transformação Digital da Gestão Pública”, da Prefeitura de Brusque.
O programa é desenvolvido pelos cursos de Administração, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da UNIFEBE. Durante o semestre, os estudantes mapearam os processos internos das secretarias municipais que atendem diretamente ao público. O trabalho foi conduzido pelos professores George Aiub, Leonardo Anésio e Danielle Soares, com o propósito de propor soluções inovadoras para o atendimento ao cidadão e para a gestão dos setores públicos
As equipes foram organizadas por linhas temáticas, o que possibilitou uma análise ampliada e integrada do contexto. Na semana de encerramento, os alunos participaram de uma palestra exclusiva ministrada pelo prefeito de Brusque, André Vechi. O tema foi o cenário da transformação digital na gestão pública.
A apresentação final dos trabalhos contou com a presença da Prefeitura de Brusque, representada pelo Diretor-Geral de Administração, Allan dos Santos Costa, e pelo Diretor-Geral de Gestão Estratégica, João Matheus Tusset. Os 11 grupos finalistas apresentaram ideias alinhadas aos objetivos da gestão pública municipal e receberam uma avaliação detalhada dos representantes da prefeitura.
Os três projetos-destaque foram das equipes da quarta fase de Administração, oitava fase de Administração e quarta fase de Processos Gerenciais. Os vencedores foram contemplados com vales-presente e troféus. A equipe campeã, dos estudantes da quarta fase de Administração, também foi premiada com uma visita técnica ao Ágora Tech Park, em Joinville. Esse grupo foi formado por Felipe Coradini, Franciely Franzoi, Izabela Zermiani, Leonardo Visconti, Pedro Kohler, Pedro Mondini e Vinícius Decker.
Izabela Zermiani explica que o tema principal do trabalho foi parceria público-privada. “Foi uma experiência diferente poder trabalhar com a ideia de um projeto voltado para a gestão pública, mas também muito interessante. Esse trabalho ampliou nossa visão e nos permitiu vivenciar como funciona o desenvolvimento de soluções para a comunidade. Cada etapa nos ensinou algo novo e contribuiu para nossa formação.”
Para Franciely Franzoi, o trabalho proporcionou aprendizados sobre trabalho em equipe, organização e responsabilidade. “Cada etapa trouxe desafios que nos estimularam a pensar diferente, buscar novas ideias e aprimorar o que já havíamos construído. Ver o projeto sendo reconhecido pela UNIFEBE foi uma sensação incrível, porque mostrou que todo o esforço valeu a pena.”
A professora Danielle Soares confirma o sucesso do Programa SEMEAR com seus objetivos. “A contribuição de cada participante fortalece o programa, impulsionando novas formas de pensar, agir e inovar na gestão empresarial. A extensão universitária é, acima de tudo, transformação — por meio do conhecimento e das práticas geradas a partir do saber acadêmico, buscando impactar a comunidade de forma humana e consistente.”
Para o coordenador dos cursos de Gestão, professor Marcos Aurélio Gonçalves, o tema central foi um ponto de partida importante. “Acredito que a escolha deste semestre foi excelente. Foi possível fazer uma introdução relevante à gestão pública, em cooperação com a Prefeitura de Brusque. As atividades diversificam os olhares dos estudantes, apresentam as particularidades da gestão pública e reforçam o compromisso com a comunidade.”