11 de março de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Projeto de extensão da UNIFEBE auxilia na elaboração de planejamento de estudos

Ação é gratuita e contará com encontros de 1h30 de duração

Os primeiros encontros do Grupo de Planejamento e Estudos Acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) no primeiro semestre de 2024 iniciam no próximo dia 27 de março. A participação no projeto de Extensão é gratuita e, ao todo, serão realizados cinco encontros por grupo até o dia 10 de julho, sempre às quartas-feiras, das 15h às 16h30. A atividade é gratuita e está com inscrições abertas para acadêmicos.

A mediação dos encontros ficará a cargo da professora Ana Paula Santos Siqueira. Com o projeto do setor de Orientação e Atendimento ao Estudante (SOAE), ela afirma buscar oferecer um auxílio para que os acadêmicos consigam elaborar planos de estudos adaptados às necessidades de cada um. De acordo com ela, o processo de aprendizagem, como processo único, necessita de flexibilidade e gradualidade.

“Durante os atendimentos realizados no serviço de Orientação Psicológica do SOAE com os estudantes universitários, identificamos frequentemente certas demandas recorrentes. Entre elas, destacam-se a dificuldade em administrar o tempo de estudo, a sensação de sobrecarga pela necessidade de monitorar constantemente o desempenho do aprendizado, a tendência dos alunos em se autoculpabilizar por não otimizarem seu tempo eficazmente, e a frustração resultante da percepção de um uso ineficiente do tempo”, relata a sobre a origem da iniciativa.

De acordo com a professora, com o projeto, a expectativa é de que os acadêmicos consigam desenvolver habilidades consideradas valiosas para a vida, como planejamento e resiliência. “Nosso objetivo é auxiliá-los a estabelecer prioridades e explorar possibilidades individuais, considerando o equilíbrio necessário entre estudo, descanso, tempo com a família, lazer e autocuidado, elementos essenciais para uma rotina acadêmica produtiva”.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, a iniciativa representa uma importante ferramenta de auxílio no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. Ela salienta o papel das atividades desenvolvidas pela instituição na aproximação tanto com a comunidade acadêmica quanto externa.

“Nossos projetos buscam a melhoria do bem-estar, o desenvolvimento e a qualificação dos nossos acadêmicos e sociedade. Esta iniciativa é uma oportunidade para que os participantes possam desenvolver suas atividades de forma mais eficiente, sem deixar de cuidar de outros aspectos importantes da vida e rotina”, descreve.

Confira as datas:

• Primeiro grupo

Segundo grupo

Terceiro grupo

27/03 08/05 12/06
    03/04 15/05 19/06
    10/04 22/05 26/06
    17/04 29/05 03/07
    24/04 05/06 10/07

Selecione o curso para inscrição:
Atividade de Extensão - Grupo de Planejamento e Estudos Personalizado
Inscrições terminaram em: 27/03/2024