notícias colégio
Notícias
23 de dezembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Projeto de leitura instiga estudantes de Pedagogia a lerem e a explorarem a criatividade

Atividade foi desenvolvida com estudantes da 2.ª fase do curso

Com o intuito de incentivar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural e acadêmico dos futuros pedagogos, o curso de Pedagogia da UNIFEBE desenvolve, semestralmente, a atividade de Leitura Extraclasse. A proposta é de que o professor escolha um título de um autor referência para a área e convide os estudantes a refletirem de forma crítica sobre a obra.

Nesse viés, orientados pela professora Juliana Pedroso Bruns, do componente curricular Didática, os acadêmicos da 2.ª fase leram, neste semestre, o livro “Imaginação e Criação na Infância”, escrito por Lev Semionovitch Vygotsky, um dos principais teóricos da área da educação.

Leitura e Criatividade

Para socializar a leitura do livro, os estudantes se organizaram em grupos e foram instigados a utilizar a criatividade para compartilhar, de forma crítica, o que aprenderam por meio do diálogo com o autor. A leitura então foi transformada pelos acadêmicos em podcasts, vídeos, entrevistas, música, teatro com fantoches e jogos pedagógicos.

Inspirada no Capítulo 7 da obra, o grupo da acadêmica Sabrina Karoline Dagostin Orlandi criou um teatro de fantoches para ilustrar como a imaginação, fundamentada em experiências prévias, pode ser utilizada para promover a criatividade e a aprendizagem nas crianças. “Com os fantoches, apresentamos uma história que conectava situações reais a elementos lúdicos, reforçando o papel do imaginário no desenvolvimento infantil”, conta Sabrina.

Sobre o impacto da atividade para a sua formação como futura pedagoga, Sabrina destaca que o projeto contribuiu para desenvolver uma série de habilidades, como o planejamento colaborativo, a aplicação de conceitos pedagógicos de forma prática e o uso criativo de recursos simples para captar a atenção e estimular a compreensão das crianças. “Essa experiência não só nos enriqueceu como educadores, mas também nos ensinou a trabalhar em equipe, a transformar ideias em ações e a usar a simplicidade dos fantoches para despertar sorrisos, curiosidade e novas formas de pensar”.

O projeto

Segundo a professora Juliana, a Leitura Extraclasse é uma atividade que propicia o desenvolvimento da compreensão textual, a ampliação do vocabulário e o estímulo à reflexão crítica. “Além disso, ele visa fortalecer a importância da leitura como uma ferramenta de aprendizado contínuo, estimulando a curiosidade e o prazer pela leitura, com impactos positivos no desempenho acadêmico dos estudantes”, complementa.

A atividade integra o projeto “Clube da Leitura”, criado em 2021 pelo curso, detalha a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann. “O incentivo à leitura extraclasse de obras fundamentais ao futuro pedagogo amplia o repertório científico, cultural e acadêmico. Ao propor atividades criativas para socializar os aprendizados, estimula uma relação prática e reflexiva com a obra, reforçando a importância da leitura como ferramenta essencial na formação docente e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras”, enfatiza a professora.

Confira algumas fotos da atividade:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunos do Colégio Universitário participam de oficina sobre Empreendedorismo
Ensino Médio

Alunos do Colégio Universitário participam de oficina sobre Empreendedorismo


09 de maio de 2019
Engenharia Civil passa por reconhecimento do Conselho Estadual de Educação
UNIFEBE

Engenharia Civil passa por reconhecimento do Conselho Estadual de Educação


13 de setembro de 2016
1ª edição do projeto Rotas do Itajaí termina com visita ao Cânion Fortaleza

1ª edição do projeto Rotas do Itajaí termina com visita ao Cânion Fortaleza


10 de novembro de 2014
Skip to content