Com o intuito de incentivar o hábito da leitura e ampliar o repertório cultural e acadêmico dos futuros pedagogos, o curso de Pedagogia da UNIFEBE desenvolve, semestralmente, a atividade de Leitura Extraclasse. A proposta é de que o professor escolha um título de um autor referência para a área e convide os estudantes a refletirem de forma crítica sobre a obra.
Nesse viés, orientados pela professora Juliana Pedroso Bruns, do componente curricular Didática, os acadêmicos da 2.ª fase leram, neste semestre, o livro “Imaginação e Criação na Infância”, escrito por Lev Semionovitch Vygotsky, um dos principais teóricos da área da educação.
Leitura e Criatividade
Para socializar a leitura do livro, os estudantes se organizaram em grupos e foram instigados a utilizar a criatividade para compartilhar, de forma crítica, o que aprenderam por meio do diálogo com o autor. A leitura então foi transformada pelos acadêmicos em podcasts, vídeos, entrevistas, música, teatro com fantoches e jogos pedagógicos.
Inspirada no Capítulo 7 da obra, o grupo da acadêmica Sabrina Karoline Dagostin Orlandi criou um teatro de fantoches para ilustrar como a imaginação, fundamentada em experiências prévias, pode ser utilizada para promover a criatividade e a aprendizagem nas crianças. “Com os fantoches, apresentamos uma história que conectava situações reais a elementos lúdicos, reforçando o papel do imaginário no desenvolvimento infantil”, conta Sabrina.
Sobre o impacto da atividade para a sua formação como futura pedagoga, Sabrina destaca que o projeto contribuiu para desenvolver uma série de habilidades, como o planejamento colaborativo, a aplicação de conceitos pedagógicos de forma prática e o uso criativo de recursos simples para captar a atenção e estimular a compreensão das crianças. “Essa experiência não só nos enriqueceu como educadores, mas também nos ensinou a trabalhar em equipe, a transformar ideias em ações e a usar a simplicidade dos fantoches para despertar sorrisos, curiosidade e novas formas de pensar”.
O projeto
Segundo a professora Juliana, a Leitura Extraclasse é uma atividade que propicia o desenvolvimento da compreensão textual, a ampliação do vocabulário e o estímulo à reflexão crítica. “Além disso, ele visa fortalecer a importância da leitura como uma ferramenta de aprendizado contínuo, estimulando a curiosidade e o prazer pela leitura, com impactos positivos no desempenho acadêmico dos estudantes”, complementa.
A atividade integra o projeto “Clube da Leitura”, criado em 2021 pelo curso, detalha a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann. “O incentivo à leitura extraclasse de obras fundamentais ao futuro pedagogo amplia o repertório científico, cultural e acadêmico. Ao propor atividades criativas para socializar os aprendizados, estimula uma relação prática e reflexiva com a obra, reforçando a importância da leitura como ferramenta essencial na formação docente e no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras”, enfatiza a professora.
Confira algumas fotos da atividade: