05 de outubro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Psicologia e Pedagogia debatem sobre o papel do psicólogo escolar no contexto educacional

Encontro entre estudantes dos dois cursos também abordou a Base Nacional Comum Curricular

Os cursos de Psicologia e Pedagogia da UNIFEBE realizaram em setembro um debate sobre o papel do psicólogo escolar no contexto educacional. Durante o bate-papo, os acadêmicos da 3ª fase de Psicologia, no componente curricular Psicologia Escolar e Educacional, acompanhados pela professora Luzia Meurer, e os estudantes de Pedagogia, no componente curricular de Gestão Escolar, ministrado pela professora Ivanete Lago Groh, falaram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre a interação entre as duas áreas de atuação.

O encontro entre as duas turmas começou com uma apresentação sobre a BNCC, ministrada pela Professora Ivanete, pedagoga com experiência em gestão educacional e pública, que destacou a importância de se compreender os princípios e diretrizes estabelecidos no documento para nortear as práticas pedagógicas nas escolas. A plateia, composta por estudantes de Psicologia e Pedagogia, mostrou-se ávida pelos conhecimentos e participou ativamente com perguntas e comentários.

Já a professora Luzia trouxe à tona o papel crucial desempenhado pelos psicólogos nas instituições de ensino. Em sua fala, a psicóloga com experiência em psicologia escolar, enfatizou que a BNCC não se limita apenas a aspectos curriculares, mas também abrange a formação integral dos estudantes, incluindo sua saúde mental e emocional. A professora ressaltou que os psicólogos escolares desempenham um papel fundamental ao promover o bem-estar dos estudantes, bem como de toda comunidade educacional, auxiliando-os a lidar com desafios emocionais, dificuldades e transtornos de aprendizagem, relações interpessoais e orientação profissional.

A partir dos relatos, os acadêmicos compartilharam suas perspectivas e experiências, enriquecendo ainda mais o diálogo. A troca de ideias estimulou a reflexão sobre como a BNCC pode ser implementada de forma mais eficaz, levando em consideração além da proposta curricular e o processo de ensino-aprendizagem, o apoio psicológico aos estudantes.

“O encontro entre os Cursos de Psicologia e Pedagogia da UNIFEBE demonstrou a importância do diálogo entre áreas e cursos, uma ação necessária na educação e na sociedade como um todo, visto as perspectivas de cada um na busca da resolução de problemas cada vez mais complexos. A prática interdisciplinar promove a troca, o diálogo, o respeito às diferenças, a resolução compartilhada, a investigação e a cooperação entre diferentes profissionais, competências dos novos tempos”, ressalta a professora Eliane Kormann, coordenadora do Curso de Pedagogia.

A interação entre as duas áreas foi um dos pontos destacados pela coordenadora de Psicologia, professora Andréia Martins. “A ideia de promover essas conversas é de que o acadêmico vivencie a troca de experiências ao longo graduação. Além de ser uma forma de demonstrar e apresentar mais uma possibilidade da atuação profissional, que é a dos profissionais da Psicologia no campo Escolar e Educacional”, destaca a professora.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, à medida que a sociedade busca aprimorar a educação no Brasil, eventos como esse desempenham um papel fundamental. “Ao promover o diálogo e a troca de conhecimento entre diferentes profissionais que, juntos, podem discutir e pensar ações como intuito qualificar processos educacionais, as turmas de Psicologia e Pedagogia deram um passo importante nessa direção”, complementa Gripa.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A BNCC é um documento que estabelece os conhecimentos, as competências e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem adquirir ao longo da Educação Básica. A Base nacional tem sido alvo de discussões e debates em todo o país desde a sua homologação, visto que o intuito é aprimorar o sistema educacional e assegurar uma formação de qualidade para as futuras gerações.

UNIFEBE premia acadêmicos com o melhor desempenho no ENADE 2022

UNIFEBE premia acadêmicos com o melhor desempenho no ENADE 2022