Para debater o assunto racismo e discutir como o negro é representado na mídia brasileira, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE assistiram na última semana (04) a uma palestra com a jornalista Tamara Belizário.
A palestrante abordou o racismo estrutural da sociedade e o modo como isso se reflete nos produtos midiáticos, como anúncios e campanhas publicitárias.
Segundo Tamara, eventos educativos com esse tema são importantes porque muitas pessoas praticam e reforçam a discriminação de raça em seu cotidiano sem perceber ou refletir criticamente, principalmente, quando o racismo não as afeta diretamente.
—O racismo existe de jeitos diferentes na nossa sociedade: ele pode ser explícito, como num caso em que a torcida atira bananas em um jogador negro ou quando um indígena é assassinado por causa da sua condição étnica — explica.
Contudo, Tamara explica que na maioria das vezes o racismo é sutil, está inserido na cultura e é reforçado e ensinado às crianças por meio de piadas e discursos discriminatórios, aparentemente inofensivos, mas que determinam o modo como a sociedade percebe o negro e podem afetar profundamente a autoestima de quem convive com a discriminação.
A jornalista atentou ainda para o fato de que mais da metade dos brasileiros são negros, mas apesar de sermos o segundo país com a maior população negra do mundo, nossos produtos midiáticos retratam um país extremamente branco. Para a professora Sílvia Mendes, responsável pela disciplina Sociologia da Comunicação, essa reflexão é fundamental para a formação dos futuros publicitários.
— A publicidade é muito poderosa. Ela pode tanto reforçar os problemas sociais quanto ajudar a resolver esses problemas e construir um mundo melhor. É muito importante que esses profissionais percebam quando estão reproduzindo o racismo em seus trabalhos e possam fazer diferente, ajudando de fato a produzir uma sociedade mais justa e igualitária para todos — argumentou.
Texto: Silvia Mendes | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223