notícias colégio
Notícias
10 de fevereiro de 2016

Racismo é tema de palestra na UNIFEBE

Racismo foi tema de palestraPara debater o assunto racismo e discutir como o negro é representado na mídia brasileira, os acadêmicos de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE assistiram na última semana (04) a uma palestra com a jornalista Tamara Belizário.

A palestrante abordou o racismo estrutural da sociedade e o modo como isso se reflete nos produtos midiáticos, como anúncios e campanhas publicitárias.

Segundo Tamara, eventos educativos com esse tema são importantes porque muitas pessoas praticam e reforçam a discriminação de raça em seu cotidiano sem perceber ou refletir criticamente, principalmente, quando o racismo não as afeta diretamente.

—O racismo existe de jeitos diferentes na nossa sociedade: ele pode ser explícito, como num caso em que a torcida atira bananas em um jogador negro ou quando um indígena é assassinado por causa da sua condição étnica — explica.

Contudo, Tamara explica que na maioria das vezes o racismo é sutil, está inserido na cultura e é reforçado e ensinado às crianças por meio de piadas e discursos discriminatórios, aparentemente inofensivos, mas que determinam o modo como a sociedade percebe o negro e podem afetar profundamente a autoestima de quem convive com a discriminação.

A jornalista atentou ainda para o fato de que mais da metade dos brasileiros são negros, mas apesar de sermos o segundo país com a maior população negra do mundo, nossos produtos midiáticos retratam um país extremamente branco. Para a professora Sílvia Mendes, responsável pela disciplina Sociologia da Comunicação, essa reflexão é fundamental para a formação dos futuros publicitários.

— A publicidade é muito poderosa. Ela pode tanto reforçar os problemas sociais quanto ajudar a resolver esses problemas e construir um mundo melhor. É muito importante que esses profissionais percebam quando estão reproduzindo o racismo em seus trabalhos e possam fazer diferente, ajudando de fato a produzir uma sociedade mais justa e igualitária para todos — argumentou.

 

Texto: Silvia Mendes | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

5ª Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE debate cultura inclusiva
Universidade Comunitária

5ª Semana de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE debate cultura inclusiva


29 de agosto de 2019
Acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia da UNIFEBE atendem participantes da 1ª Corrida do Atirador
Universidade Comunitária

Acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia da UNIFEBE atendem participantes da 1ª Corrida do Atirador


02 de agosto de 2023
UNIFEBE inaugura TV UNI
Prática

UNIFEBE inaugura TV UNI


02 de junho de 2021
Skip to content