notícias colégio
Notícias
02 de agosto de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Reitora da UNIFEBE acompanha assinatura da Lei que cria o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina

Evento foi realizado nesta terça-feira, 1º de agosto, em Florianópolis

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, representou a instituição nesta terça-feira, dia 1º de agosto, no ato de assinatura da Lei que cria oficialmente o Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina. O documento foi sancionado pelo governador Jorginho Mello, em um evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, que reuniu autoridades, comunidade e estudantes de instituições comunitárias e privadas.

Com a sanção, nos próximos dias a Secretaria de Estado da Educação (SED) deve publicar a regulamentação e o edital para cadastramento das instituições e, na sequência, dos estudantes. A classificação dos contemplados pelo Programa será estabelecida conforme índice de carência do estudante.

A expectativa do governo é que até outubro os pagamentos sejam iniciados, sendo realizados de forma retroativa ao início do segundo semestre de 2023. Nesta primeira etapa de implantação, o Programa Universidade Gratuita deve beneficiar mais de 28 mil estudantes, chegando a mais de 70 mil em 2026.

“Não estamos falando aqui só de educação superior, que já seria uma grande conquista. Nós estamos elevando a régua da Educação, da formação profissional, do mercado de trabalho. E, considerando as contrapartidas, os reflexos se estendem a todo ensino nas nossas escolas. E isso sem falar nas universidades particulares e na devolução em forma de serviços à sociedade. É uma ação que só tem reflexos positivos e vai tornar Santa Catarina case nacional em ensino”, disse o governador Jorginho Mello.

Para a reitora da UNIFEBE, o dia é bastante representativo para todos. “O incentivo ao ensino superior é também propulsor do desenvolvimento social e econômico de todas as regiões do Estado. O Programa oportunizará que muitas pessoas realizem o sonho de cursar uma Graduação e, consequentemente, devolvam à comunidade todo esse investimento”, enfatizou a professora Rosemari Glatz.

Saiba mais
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, para concorrer ao benefício é necessário que o estudante esteja regularmente matriculado nas instituições de ensino participantes, seja natural de Santa Catarina ou resida há mais de cinco anos no estado, contando retroativamente desde o ingresso na universidade. Além disso, será necessário que o aluno esteja cursando sua primeira Graduação com recursos públicos estaduais.

Como contrapartida, os contemplados pelo Programa deverão ter aprovação em, pelo menos, 75% das disciplinas, e prestem 20 horas por mês de serviços à população, ao longo de toda a Graduação ou até dois anos depois de formados. As regras completas podem ser conferidas no FAQ do Universidade Gratuita.

Na ocasião, além do Programa Universidade Gratuita, o Governo sancionou o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), que visa democratizar o acesso ao ensino superior em todo o estado.

Na foto, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, ao lado do secretário de educação, Aristides Cimadon, e do presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos. 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições Abertas para Bolsa do Artigo 170

Inscrições Abertas para Bolsa do Artigo 170


18 de julho de 2005
Dia da Mulher é comemorado com atividades na Unifebe

Dia da Mulher é comemorado com atividades na Unifebe


10 de março de 2009
Inscrições para os Cursos de Tecnologia encerram amanhã

Inscrições para os Cursos de Tecnologia encerram amanhã


29 de março de 2007
Skip to content