notícias colégio
Notícias
10 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Retábulos criados por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo retratam detalhes arquitetônicos de Brusque

Trabalhos estão expostos na entrada do Bloco D.

Os retábulos expostos na entrada do Bloco D são resultados do trabalho desenvolvido ao longo do semestre, com os acadêmicos da 1ª fase de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Criatividade, ministrada pela professora Alexssandra da Silva Fidelis.

Para ampliar a visão sobre cidades, os estudantes leram os livros “Morte e Vida de Grandes Cidades”, de Jane Jacos, “Cidade Para Pessoas” de Jan Gehl, e dos elementos de Kevin Lynch. Os títulos foram debatidos em sala de aula, e o Centro de Brusque foi analisado pelos acadêmicos, com o intuito de comparar com as ideias dos autores, que enfatizavam a importância de espaços adequados para caminhar.

Após a análise, uma nova leitura foi proposta aos estudantes. O livro de João do Rio “A Alma Encantadora das Ruas”, retrata situações, tipos de pessoas e paisagens diferentes, no Rio de Janeiro, em 1908. Foi a partir dessa obra, que a equipe da acadêmica Isabella Clemes Godinho decidiu representar em seu trabalho duas histórias presentes no livro: o grafite, que é a arte nas ruas e o beco, voltado às pessoas carentes que vivem nas ruas.

Os acadêmicos também visitaram a Minicidade, do artista Francisco Schaefer, de Guabiruba, que faz uma releitura de um misto de cidades. “O retábulo materializa os textos e representa uma parte da cidade de Brusque, retratada em uma loja, com a arquitetura enxaimel e características como buracos nas ruas e calçadas. Além disso, o beco e o grafite representam duas, de tantas outras histórias que lemos no livro “A Alma Encantadora das Ruas”, de João Rio. Já a visita técnica possibilitou que absorvêssemos ainda mais ideias para o retábulo, como a fachada da loja, a calçada e os postes”, explica Isabella.

A professora da disciplina, lembra que a releitura é o resultado de uma série de dinâmicas, que visavam despertar a criatividade dos acadêmicos. “Neste processo de ensino- aprendizagem, o mais importante foi estimular o envolvimento e por isso, utilizamos tantas estratégias. Como resultado, foram apresentados trabalhos criativos e muito expressivos, inspirados no livro A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio, do ano de 1908, que ainda hoje nos serve de referência para a interpretação da dinâmica existente nas ruas de uma cidade”, complementa Alexssandra.

Os retábulos ficarão expostos na entrada do Bloco D até dia 22 de junho. Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada 4ª parcela da Bolsa de Estudo do Artigo 170

Liberada 4ª parcela da Bolsa de Estudo do Artigo 170


29 de janeiro de 2013
Conferência de Segurança Pública reúne comunidade na Unifebe

Conferência de Segurança Pública reúne comunidade na Unifebe


04 de junho de 2009
Semana de Sistemas de Informação encerra hoje

Semana de Sistemas de Informação encerra hoje


05 de novembro de 2010
Skip to content