10 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Retábulos criados por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo retratam detalhes arquitetônicos de Brusque

Trabalhos estão expostos na entrada do Bloco D.

Os retábulos expostos na entrada do Bloco D são resultados do trabalho desenvolvido ao longo do semestre, com os acadêmicos da 1ª fase de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Criatividade, ministrada pela professora Alexssandra da Silva Fidelis.

Para ampliar a visão sobre cidades, os estudantes leram os livros “Morte e Vida de Grandes Cidades”, de Jane Jacos, “Cidade Para Pessoas” de Jan Gehl, e dos elementos de Kevin Lynch. Os títulos foram debatidos em sala de aula, e o Centro de Brusque foi analisado pelos acadêmicos, com o intuito de comparar com as ideias dos autores, que enfatizavam a importância de espaços adequados para caminhar.

Após a análise, uma nova leitura foi proposta aos estudantes. O livro de João do Rio “A Alma Encantadora das Ruas”, retrata situações, tipos de pessoas e paisagens diferentes, no Rio de Janeiro, em 1908. Foi a partir dessa obra, que a equipe da acadêmica Isabella Clemes Godinho decidiu representar em seu trabalho duas histórias presentes no livro: o grafite, que é a arte nas ruas e o beco, voltado às pessoas carentes que vivem nas ruas.

Os acadêmicos também visitaram a Minicidade, do artista Francisco Schaefer, de Guabiruba, que faz uma releitura de um misto de cidades. “O retábulo materializa os textos e representa uma parte da cidade de Brusque, retratada em uma loja, com a arquitetura enxaimel e características como buracos nas ruas e calçadas. Além disso, o beco e o grafite representam duas, de tantas outras histórias que lemos no livro “A Alma Encantadora das Ruas”, de João Rio. Já a visita técnica possibilitou que absorvêssemos ainda mais ideias para o retábulo, como a fachada da loja, a calçada e os postes”, explica Isabella.

A professora da disciplina, lembra que a releitura é o resultado de uma série de dinâmicas, que visavam despertar a criatividade dos acadêmicos. “Neste processo de ensino- aprendizagem, o mais importante foi estimular o envolvimento e por isso, utilizamos tantas estratégias. Como resultado, foram apresentados trabalhos criativos e muito expressivos, inspirados no livro A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio, do ano de 1908, que ainda hoje nos serve de referência para a interpretação da dinâmica existente nas ruas de uma cidade”, complementa Alexssandra.

Os retábulos ficarão expostos na entrada do Bloco D até dia 22 de junho. Prestigie!

Garanta o sorriso de uma criança no 14º Natal Solidário UNIFEBE

Garanta o sorriso de uma criança no 14º Natal Solidário UNIFEBE

11 de novembro de 2016
Inscrições para a 8ª fase do Curso Educação Física com habilitação para Licenciatura e Bacharelado