21 de outubro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Rosa de Anita será plantada na UNIFEBE na próxima terça-feira (26)

Ação integra calendário comemorativo dos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi

Os jardins do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) receberão o colorido de uma nova flor. Símbolo de esperança e de liberdade, a Rosa de Anita é também a representação de um marco na história do estado de Santa Catarina. A muda da flor híbrida, criada na Itália em homenagem à catarinense Anita Garibaldi, será plantada em frente ao Bloco F (Bloco da Saúde), na próxima terça-feira (26), às 17h30.

Logo após o plantio, o historiador e representante do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adilcio Cadorin, falará sobre o calendário comemorativo dos 200 anos de nascimento da “Heroína dos Dois Mundos”, ação que iniciou em 2020, com a criação da Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Com o intuito de promover e difundir a história de Anita, a comissão é composta por órgãos estaduais, prefeituras e entidades públicas e privadas, coordenada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

“Estamos lisonjeados em integrar as celebrações do bicentenário de uma mulher exemplo de força e garra. Com o plantio da rosa, marcamos a história e fazemos com que ela também permaneça viva não só nos livros, mas em nossa memória e na do nosso povo”, celebra a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

As atividades integram o projeto de Curricularização da Extensão do curso de Pedagogia da UNIFEBE, que em parceria com a comunidade externa, trabalhará o fortalecimento da história.

A Rosa

Criada pelo botânico italiano Giulio Pantoli e desenvolvida em parceria com o Museo Renzi, com o Instituto Técnico Garibaldi Da Vinci e o Governo da Emília Romagna na Itália, e o Instituto Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (SC), a Rosa de Anita é fruto da clonagem de rosas do jardim da residência da família Garibaldi, na Itália.

O projeto internacional “Dois Mundos e uma Rosa para Anita” foi encabeçado pelos estudantes de Agronomia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), responsáveis pela clonagem das mudas. Além de ser uma espécie cultivada no jardim da família, Rosa também é o nome da terceira filha de Anita e Giuseppe Garibaldi, que nasceu em 1843 e faleceu aos dois anos de idade.

Anita Garibaldi

Catarinense, nascida em Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro, ficou popularmente conhecida como Anita Garibaldi ou Heroína dos Dois Mundos. Casada com Giuseppe, Anita teve um importante papel na luta contra o império e, além de ter sido uma das líderes da Revolução Farroupilha e da Batalha de Curitibanos, no Brasil, participou da Batalha de Gianocolo, na Itália.

Unifebe promove evento no Dia Internacional da Mulher

08 de março de 2010
“Alfabetizar ou não na Educação Infantil?”

27 de abril de 2007
UNIFEBE apoia fórum de prevenção à Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí