notícias colégio
Notícias
18 de outubro de 2018
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

Semana Acadêmica aborda Integração da Educação Ambiental na Pedagogia

Evento será realizado até sexta-feira, 19 de outubro, na UNIFEBE

Promover reflexões educacionais e capacitar os futuros professores do Ensino Básico para melhor integrar a Educação Ambiental no curso de Pedagogia foi um dos principais objetivos da palestra “Proposta Teórico-Metodológica para a Ambientalização Curricular”, ministrada pelo egresso da UNIFEBE, Junior Cesar Mota, na Semana Acadêmica de Pedagogia. O evento é realizado no auditório do Bloco E até essa sexta-feira, 19 de outubro, e é aberto para a comunidade.

Doutorando em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mota destaca que quando se fala em Educação Ambiental, em um primeiro momento, se pensa na preocupação com desmatamento, preservação ambiental e área verde. No entanto, Ambientalização Curricular é a integração dos valores da educação ambiental dos currículos de determinado curso ou nível de educação.

O palestrante apresentou oito princípios e 32 fundamentos da educação ambiental que integram as macropolíticas de Educação Ambiental do Brasil. Conforme ele, os princípios estão articulados entre si e partem desde a sensibilização estética ambiental até a ética e ecocidadania.

— Há um leque de princípios e fundamentos sobre educação ambiental que os professores podem trabalhar em sala de aula. É possível explorar vários aspectos. A reflexão que propomos é que reflitam sobre as diversas ações do docente — enfatiza.

A semana

“Pedagogia: Ambientalização Curricular, Humanização e Transformação” é o tema da Semana Acadêmica de Pedagogia. As atividades promovem uma discussão teórica e reflexiva, de troca e atualização de conhecimentos e busca de elementos capazes de subsidiar a prática da sala de aula. Oficinas e palestras integram a programação.

A coordenadora de Pedagogia, Marcilene Pöpper Gomes, destaca que a Semana Acadêmica é um diferencial no curso e a oportunidade que os acadêmicos possuem de vivenciar experiências diferentes na academia.

— É um momento de reflexão, estudo, de análise, de relacionar teoria e prática, de melhoramento e de motivação, momento em que se pode acreditar que a educação ainda é o diferencial do nosso país — ressalta.

Programação

18 de outubro

Oficina: Desenvolvendo dinâmicas para a Educação Infantil

Mediadora: Elizabete Maria Barni Eccel

Local: Sala 13 do Bloco A

Horário: 18h30

Oficina: Musicalização para Educadores

Mediadora: Louise Clemente

Local: Sala 14 do Bloco A

Horário: 18h30

19 de outubro

Oficina: Caminhada estética: uma forma de olhar o mundo

Mediadora: Silvia Regina Mayer Teske

Local: Sala 15 do Bloco A

Horário: 18h30

Oficina: Desenvolvendo dinâmicas para a Educação Infantil

Mediadora: Elizabete Maria Barni Eccel

Local: Sala 13 do Bloco A

Horário: 18h30

Oficina: Musicalização para Educadores

Mediadora: Louise Clemente

Local: Sala 14 do Bloco A

Horário: 18h30

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Letras-Inglês participam de aula virtual com professora de universidade do Peru
Letras/Inglês

Acadêmicos de Letras-Inglês participam de aula virtual com professora de universidade do Peru


24 de novembro de 2020
Reitora participa da cerimônia de Posse da OAB

Reitora participa da cerimônia de Posse da OAB


24 de fevereiro de 2010
Formação docente em debate na Semana de Pedagogia da  UNIFEBE
UNIFEBE

Formação docente em debate na Semana de Pedagogia da UNIFEBE


25 de outubro de 2013
Skip to content