28 de setembro de 2010

Semana de Administração e Logística fecha com “chave de ouro”

A palestra “Habilidades e características do empreendedor de sucesso face à realidade atual, às oportunidades e tendências de mercado”, ministrada por Elton Soares, fechou com “chave de ouro” a terceira e última noite da Semana de Administração e Logística, na sexta-feira, 24. “A Semana foi um sucesso, só temos que nos orgulhar”, avaliou o coordenador do curso de Administração, Günther Lother Pertschy. Para ele, a união com o curso de Tecnologia em Logística somou forças e enriqueceu o evento.
Pertschy agradeceu a equipe organizadora da Semana formada por praticamente todos os líderes dos dois cursos. “Acompanhei de perto as reuniões preparatórias e vi o empenho de cada um. Também tivemos o engajamento de alguns professores, entre eles, gostaria de agradecer as professoras Rosemari Glatz e Tacla Moraima de Fátima Medeiros e o professor Luciano Hausmann Sousa. Agradeço também toda a equipe da Unifebe que esteve presente no evento. Todos realmente se dedicaram bastante e conjuntamente com os líderes de sala realizaram um belo trabalho”, frisou.

Participação externa
O coordenador ressaltou que o evento foi elaborado conforme a solicitação dos acadêmicos. Para ele, prova de que é importante a escolha de temas atuais foi a salutar participação do público externo. “Tivemos no anfiteatro muitos empresários e profissionais liberais. Também turmas de outras instituições que nos ligaram antes para ver se poderiam participar”, revelou. “O comparecimento da comunidade para nós é muito importante. Ela precisa saber o que o nosso acadêmico desenvolve e obter conhecimento junto com ele. Verificamos nos três dias a lotação praticamente completa do anfiteatro”, comemorou.

A palestra
Soares iniciou dizendo que trabalha há mais de 25 anos com gestão humana e o desenvolvimento de lideranças em empresas de todo o Brasil. “Isso me deixa orgulhoso e não vaidoso”, ressaltou.

De forma leve, bem humorada e com exemplos cotidianos o palestrante falou sobre o desafio das mudanças e a importância de buscar cargos estratégicos para as organizações.

Ele comentou também que atualmente as pessoas vivem correndo. “Falta norte, meta, objetivo, propósito e projeto”, afirmou. “Quem não sabe o que procura dificilmente compreende o que encontra, porque às vezes a resposta está na cara”, emendou.

A cada dia temos que fazer mais com menos. “Mais com menos gente, mais com menos dinheiro, erros, etc. Essa é mais uma característica desse processo maluco que vivemos. Porém, ele pode ser delicioso se soubermos navegá-lo”, ensinou.

O palestrante ressaltou ainda, a necessidade dos profissionais estarem em constante aprendizagem. Logo após, perguntou ao público quem já leu 10 livros esse ano. “Quem lê bastante escreve bem e fala bem. Eu já li 14. Leio no trânsito, no aeroporto e nas recepções”, detalhou. “Leiam de tudo e muito”, pediu ele, que questionou a plateia se alguém já tinha ouvido falar de “Alexandre: o Médio”. “Foram muitos, mas vocês só ouviram falar do Grande. Dentro das organizações temos de 50 a 60% de pessoas medianas. Esse é o tema que eu uso, mas fala-se em medíocres. Pessoas que não buscam a excelência, porque não têm coragem. Tenham coragem!”, pediu.

No fim da palestra foram sorteados brindes doados pelas empresas patrocinadoras da Semana.

Alunos organizadores do evento

Comissão organizadora do evento