notícias colégio
Notícias
08 de julho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ chega à sua 5ª edição com programação diversificada

Atividades foram desenvolvidas no campus Santa Terezinha e redes sociais

Ao longo da última semana de junho, o Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (Lacedh) da UNIFEBE, com os cursos de Direito, Pedagogia e Psicologia, organizaram 5ª Semana do Orgulho LGBTQIAPN+. A programação fez alusão ao 28 de junho, considerado o Dia Internacional do Orgulho Gay.

A acadêmica de Direito e integrante da Comissão de Diversidade de Gênero e Sexualidade, vinculada ao Lacedh, Tainá Nascimento, acredita que a programação colabora ao proporcionar reflexão, debate e conscientização sobre o tema. Outro ponto destacado por ela é com relação ao conhecimento científico proporcionado pela programação diversificada.

“Buscamos trazer temas atualizados, que chamem a atenção e mostrem, com cuidado acadêmico e respaldo, a inclusão”, indica. Segundo ela, mesmo com os avanços, o preconceito ainda é uma barreira recorrente. “Nós existimos e precisamos lutar pelos nossos direitos ainda”.

Para a acadêmica, o formato adotado para a programação oportuniza a promoção do conhecimento para públicos diversos. As atividades compreenderam debates, palestras, mesa-redonda, além da transmissão de um episódio do podcast Torre PSI, mantido pelo curso de Psicologia, e uma live com o foco no tema.

Educação e sensibilização
Conforme o professor responsável pelo Lacedh, Ricardo Vianna Hoffmann, a semana promove a visibilidade das questões relacionadas à causa LGBT, reunindo a comunidade acadêmica, reconhecendo e celebrando a diversidade sexual e de gênero. Para o professor, a proposta também visa educar e sensibilizar a sociedade sobre os direitos garantidos pelo Supremo Tribunal Federal, tema de exposição durante a semana, assim como o direito à liberdade de expressão da identidade de gênero e orientação.

Na avaliação do professor, a programação, que ainda contou com momentos de interatividade, como o Baú de Crenças. “Essa semana cria um ambiente mais inclusivo, mais acolhedor, para os nossos acadêmicos, professores, funcionários LGBT para promover respeito à diversidade e combater o preconceito”, descreve o professor. “Ao promover essa programação, a UNIFEBE, contribui para o debate público sobre igualdade, diversidade e com objetivo de uma ação positiva para a sociedade na totalidade”, opina.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Empresa Dimensional Engenharia é a responsável pelas obras de ampliação do bloco D
UNIFEBE

Empresa Dimensional Engenharia é a responsável pelas obras de ampliação do bloco D


16 de abril de 2016
Operações portuárias serão debatidas na Unifebe

Operações portuárias serão debatidas na Unifebe


17 de maio de 2011
Universidades internacionais buscam parceria com Centro de Tecnologia da UNIFEBE
Tecnologia

Universidades internacionais buscam parceria com Centro de Tecnologia da UNIFEBE


02 de setembro de 2019
Skip to content