A edição 2024 do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (Secec) contou com a apresentação de sete trabalhos produzidos por acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. As publicações são o resultado da atuação de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Tecnologia Educacional.
Em formato híbrido, o V Sesec contou com apresentações virtuais e presenciais. No caso destes, as atividades foram sediadas no Campus Araquari do Instituto Federal Catarinense e no Campus São Francisco do Sul da Universidade da Região de Joinville (Univille).
Nesta edição, o Simpósio teve como tema “O ambiente nas lentes da Educação em Ciências”. Ele envolveu possíveis desdobramentos na formação de professores, metodologias de ensino, propostas pedagógicas, desenvolvimento cultural, na pesquisa e na extensão de ensino.
Entre os trabalhos apresentados pelos acadêmicos da UNIFEBE estiveram ”Charada oceânica”, “Pélago: cultura oceânica em jogo”, “Aqua biomes: jogo educativo da vida marinha e biomas marinhos”, “Oceano em jogo: aprendizado e consciência através da diversão”, “Ensinando a cultura oceânica com um jogo sobre a biodiversidade marinha”, “O jogo roldo e a cultura oceânica” e o “Jogo limpeza aquática: trabalhando a cultura oceânica”.
Década da Ciência Oceânica
A professora Tamily Roedel foi uma das mediadoras das apresentações e avalia a participação da UNIFEBE na programação como positiva. “Tivemos uma excelente participação, com essa quantidade expressiva de trabalhos aprovados”, avalia. “Para alguns alunos, foi a primeira oportunidade de publicação e apresentação em um evento científico, e ainda estadual. Eles ficaram muito agradecidos e isso, para um professor, é a melhor forma de compensação pelo trabalho feito”.
Segundo a professora, todos os trabalhos apresentados durante a atividade prática supervisionada resultaram nos jogos e publicações científicas. Ela destaca o desenvolvimento das atividades durante a chamada “Década da Ciência Oceânica”, iniciada em 2021 e que visa estimular, até 2030, os compromissos relacionados à Agenda 2030 com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas Nações Unidas.
Mesmo que já tenha tido outros trabalhos aprovados durante outras edições do evento, foi a primeira vez que tantos atingiram o destaque da edição 2024. “Publicar esses trabalhos é muito importante porque reforça o nosso compromisso enquanto instituição”, afirma.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a participação dos acadêmicos na programação tem um papel importante na formação dos estudantes. “Reflete o compromisso da instituição com a inovação e a sustentabilidade. Os trabalhos apresentados destacam o uso de metodologias ativas e recursos lúdicos para promover a cultura oceânica, contribuindo significativamente para a formação dos futuros professores e da conscientização ambiental”.
Quem também avalia a participação na programação como positiva é o coordenador do curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio. De acordo com ele o grande empenho demonstrado pelos acadêmicos, orientados pela professora, resultaram em trabalhos significativos e voltados para uma temática necessária.
“O desenvolvimento dos jogos educativos, apresentados neste evento científico, demonstra o nosso empenho em aproximar temas importantes para a educação de propostas lúdicas, em sintonia com os desafios vividos nas escolas” afirma. “A participação em eventos como este, reforça o nosso compromisso de compartilhar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula com a comunidade e com toda a rede de educação”.
Troca de experiências
Entre os acadêmicos, a possibilidade de participação é indicada como uma oportunidade importante para a troca de experiências e projetos. Acadêmica de Pedagogia, Isabel Souza, afirma ter aproveitado a participação, mesmo com a interação limitada pela distância.
“Participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora, pude conhecer, por meio de de outros integrantes, novas ideias. Embora tenha participado da modalidade on-line, o momento foi bem dinâmico e com toda certeza fez diferença na minha formação”, avalia.
Para o acadêmico de Tecnologia Educacional, Fábio Eduardo Voos, a oportunidade de demonstrar e detalhar sobre o jogo de tabuleiro com a temática na cultura oceânica e os impactos da poluição nos mares foi uma oportunidade de conexão.
“Participar do simpósio foi uma oportunidade única de nos conectarmos com outros pesquisadores, alunos e professores da área de ciências da natureza e observar como estão aplicando seus conhecimentos nas mais diversas áreas, como na pesquisa científica, reabilitação de dependentes químicos e também na educação”, afirma, em referência à interação com o trabalho de pesquisadores, estudantes e professores do setor.