notícias colégio
Notícias
13 de dezembro de 2024

Sete trabalhos de acadêmicos da UNIFEBE são apresentados no V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências

Evento foi realizado em formato híbrido, com apresentações virtuais e, presencialmente, no Campus Araquari do Instituto Federal Catarinense e no Campus São Francisco do Sul da Universidade da Região de Joinville (Univille)

A edição 2024 do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (Secec) contou com a apresentação de sete trabalhos produzidos por acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. As publicações são o resultado da atuação de acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Tecnologia Educacional.

Em formato híbrido, o V Sesec contou com apresentações virtuais e presenciais. No caso destes, as atividades foram sediadas no Campus Araquari do Instituto Federal Catarinense e no Campus São Francisco do Sul da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Nesta edição, o Simpósio teve como tema “O ambiente nas lentes da Educação em Ciências”. Ele envolveu possíveis desdobramentos na formação de professores, metodologias de ensino, propostas pedagógicas, desenvolvimento cultural, na pesquisa e na extensão de ensino.

Entre os trabalhos apresentados pelos acadêmicos da UNIFEBE estiveram ”Charada oceânica”, “Pélago: cultura oceânica em jogo”, “Aqua biomes: jogo educativo da vida marinha e biomas marinhos”, “Oceano em jogo: aprendizado e consciência através da diversão”, “Ensinando a cultura oceânica com um jogo sobre a biodiversidade marinha”, “O jogo roldo e a cultura oceânica” e o “Jogo limpeza aquática: trabalhando a cultura oceânica”.

Década da Ciência Oceânica
A professora Tamily Roedel foi uma das mediadoras das apresentações e avalia a participação da UNIFEBE na programação como positiva. “Tivemos uma excelente participação, com essa quantidade expressiva de trabalhos aprovados”, avalia. “Para alguns alunos, foi a primeira oportunidade de publicação e apresentação em um evento científico, e ainda estadual. Eles ficaram muito agradecidos e isso, para um professor, é a melhor forma de compensação pelo trabalho feito”.

Segundo a professora, todos os trabalhos apresentados durante a atividade prática supervisionada resultaram nos jogos e publicações científicas. Ela destaca o desenvolvimento das atividades durante a chamada “Década da Ciência Oceânica”, iniciada em 2021 e que visa estimular, até 2030, os compromissos relacionados à Agenda 2030 com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas Nações Unidas.
Mesmo que já tenha tido outros trabalhos aprovados durante outras edições do evento, foi a primeira vez que tantos atingiram o destaque da edição 2024. “Publicar esses trabalhos é muito importante porque reforça o nosso compromisso enquanto instituição”, afirma.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, a participação dos acadêmicos na programação tem um papel importante na formação dos estudantes. “Reflete o compromisso da instituição com a inovação e a sustentabilidade. Os trabalhos apresentados destacam o uso de metodologias ativas e recursos lúdicos para promover a cultura oceânica, contribuindo significativamente para a formação dos futuros professores e da conscientização ambiental”.

Quem também avalia a participação na programação como positiva é o coordenador do curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Luís Merízio. De acordo com ele o grande empenho demonstrado pelos acadêmicos, orientados pela professora, resultaram em trabalhos significativos e voltados para uma temática necessária.

“O desenvolvimento dos jogos educativos, apresentados neste evento científico, demonstra o nosso empenho em aproximar temas importantes para a educação de propostas lúdicas, em sintonia com os desafios vividos nas escolas” afirma. “A participação em eventos como este, reforça o nosso compromisso de compartilhar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula com a comunidade e com toda a rede de educação”.


Troca de experiências

Entre os acadêmicos, a possibilidade de participação é indicada como uma oportunidade importante para a troca de experiências e projetos. Acadêmica de Pedagogia, Isabel Souza, afirma ter aproveitado a participação, mesmo com a interação limitada pela distância.

“Participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora, pude conhecer, por meio de de outros integrantes, novas ideias. Embora tenha participado da modalidade on-line, o momento foi bem dinâmico e com toda certeza fez diferença na minha formação”, avalia.

Para o acadêmico de Tecnologia Educacional, Fábio Eduardo Voos, a oportunidade de demonstrar e detalhar sobre o jogo de tabuleiro com a temática na cultura oceânica e os impactos da poluição nos mares foi uma oportunidade de conexão.

“Participar do simpósio foi uma oportunidade única de nos conectarmos com outros pesquisadores, alunos e professores da área de ciências da natureza e observar como estão aplicando seus conhecimentos nas mais diversas áreas, como na pesquisa científica, reabilitação de dependentes químicos e também na educação”, afirma, em referência à interação com o trabalho de pesquisadores, estudantes e professores do setor.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE realiza pesquisa sobre desafios percebidos por psicoterapeutas no atendimento on-line
Pesquisa

UNIFEBE realiza pesquisa sobre desafios percebidos por psicoterapeutas no atendimento on-line


22 de fevereiro de 2021
UNIFEBE Profissões deve receber mais de 2,5 mil estudantes do Ensino Médio
UNIFEBE

UNIFEBE Profissões deve receber mais de 2,5 mil estudantes do Ensino Médio


09 de outubro de 2019
Candidatos Aprovados no Vestibular de Inverno Acafe 2006 – docs para download

Candidatos Aprovados no Vestibular de Inverno Acafe 2006 – docs para download


12 de julho de 2006
Skip to content