notícias colégio
Notícias
06 de maio de 2010

Teatro Jovem apresenta peça no Anfiteatro da Unifebe

O projeto "Teatro Jovem" apresenta na próxima sexta-feira, dia 7, às 11h, no Anfiteatro da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, o espetáculo "O Homem da Cabeça de Papelão". Em turnê nacional, o grupo vem para Brusque com a proposta de aliar diversão e reflexão, apresentando uma peça pedagogicamente fundamentada e seguida de um debate. A apresentação reunirá os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, do Colégio São Luiz.

Escrita por Eduardo Bakr, a peça "O Homem da Cabeça de Papelão" é uma livre adaptação do texto homônimo de João do Rio. Voltado para o público maior de 10 anos, o espetáculo discute conceitos de ética, caráter e respeito ao próximo por meio de uma história leve e cheia de surpresas.

Criado há 15 anos pelo ator Tadeu Aguiar, o projeto Teatro Jovem tem como objetivo proporcionar aos jovens brasileiros o acesso à cultura e incentivar o hábito de freqüentar o teatro. O projeto contribui com a formação dos jovens como cidadãos críticos e atuantes na sociedade, levando à cena, de forma interessante e divertida, temas importantes para o aluno, por meio de uma linguagem com a qual o jovem se identifica. As produções do grupo já foram assistidas por mais de 1.800.000 jovens em todo o Brasil.

Sinopse do espetáculo
O espetáculo "O Homem da Cabeça de Papelão" conta a história de Helio, um cidadão exemplar que, por ser bom, irritava a todos. Tinha na cabeça um idealismo maior que tudo e, por isso, todos achavam que ele tinha um parafuso a menos. Apaixonado, para conseguir casar com Estela, empregada de sua casa, sua única opção é colocar a cabeça no lugar. Depois de tentar de tudo, ele entra em uma relojoaria e pede para que a concertem. Para isso, precisa trocá-la por uma de papelão. Com a cabeça trocada, Helio perde seu bom caráter e seus valores morais, absorvendo os péssimos costumes de seus concidadãos.

Passado o tempo, Helio lembra que precisa buscar sua cabeça na relojoaria. Chegando lá, para seu espanto, o relojoeiro diz que ela é perfeita, capaz de fazer do mundo um lugar maravilhoso. Assustado, Helio diz que não vai recolocá-la no lugar, que uma preciosidade dessas precisa ficar guardada, pois pode ser perigoso exibi-la.

Anos depois, é anunciada a morte de Helio, homem notoriamente poderoso e triste, encontrado em sua casa com uma cabeça de papelão inteiramente vazia de idéias e de memórias aproveitáveis. Curiosamente, outra cabeça é encontrada dentro de uma gaiola, perfeita e brilhante, considerada por todos muito perigosa, pois se suspeita que ela seja a responsável por ações terroristas diversas, como manifestações de paz, gentilezas e ações humanitárias.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE exploram abordagens alternativas para o ensino da matemática em sala de aula
Pedagogia

Acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE exploram abordagens alternativas para o ensino da matemática em sala de aula


07 de junho de 2024
Comitiva brusquense visita geradora de energia elétrica da Alemanha
Internacionalização

Comitiva brusquense visita geradora de energia elétrica da Alemanha


18 de julho de 2018
Estudantes e professores podem participar da campanha Multa Solidária até dia 31 de março
Destaque

Estudantes e professores podem participar da campanha Multa Solidária até dia 31 de março


25 de fevereiro de 2022
Skip to content