06 de maio de 2010

Teatro Jovem apresenta peça no Anfiteatro da Unifebe

O projeto "Teatro Jovem" apresenta na próxima sexta-feira, dia 7, às 11h, no Anfiteatro da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, o espetáculo "O Homem da Cabeça de Papelão". Em turnê nacional, o grupo vem para Brusque com a proposta de aliar diversão e reflexão, apresentando uma peça pedagogicamente fundamentada e seguida de um debate. A apresentação reunirá os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, do Colégio São Luiz.

Escrita por Eduardo Bakr, a peça "O Homem da Cabeça de Papelão" é uma livre adaptação do texto homônimo de João do Rio. Voltado para o público maior de 10 anos, o espetáculo discute conceitos de ética, caráter e respeito ao próximo por meio de uma história leve e cheia de surpresas.

Criado há 15 anos pelo ator Tadeu Aguiar, o projeto Teatro Jovem tem como objetivo proporcionar aos jovens brasileiros o acesso à cultura e incentivar o hábito de freqüentar o teatro. O projeto contribui com a formação dos jovens como cidadãos críticos e atuantes na sociedade, levando à cena, de forma interessante e divertida, temas importantes para o aluno, por meio de uma linguagem com a qual o jovem se identifica. As produções do grupo já foram assistidas por mais de 1.800.000 jovens em todo o Brasil.

Sinopse do espetáculo
O espetáculo "O Homem da Cabeça de Papelão" conta a história de Helio, um cidadão exemplar que, por ser bom, irritava a todos. Tinha na cabeça um idealismo maior que tudo e, por isso, todos achavam que ele tinha um parafuso a menos. Apaixonado, para conseguir casar com Estela, empregada de sua casa, sua única opção é colocar a cabeça no lugar. Depois de tentar de tudo, ele entra em uma relojoaria e pede para que a concertem. Para isso, precisa trocá-la por uma de papelão. Com a cabeça trocada, Helio perde seu bom caráter e seus valores morais, absorvendo os péssimos costumes de seus concidadãos.

Passado o tempo, Helio lembra que precisa buscar sua cabeça na relojoaria. Chegando lá, para seu espanto, o relojoeiro diz que ela é perfeita, capaz de fazer do mundo um lugar maravilhoso. Assustado, Helio diz que não vai recolocá-la no lugar, que uma preciosidade dessas precisa ficar guardada, pois pode ser perigoso exibi-la.

Anos depois, é anunciada a morte de Helio, homem notoriamente poderoso e triste, encontrado em sua casa com uma cabeça de papelão inteiramente vazia de idéias e de memórias aproveitáveis. Curiosamente, outra cabeça é encontrada dentro de uma gaiola, perfeita e brilhante, considerada por todos muito perigosa, pois se suspeita que ela seja a responsável por ações terroristas diversas, como manifestações de paz, gentilezas e ações humanitárias.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Feira de Empregos oferece colocação no mercado de trabalho a alunos e comunidade

11 de abril de 2014
Gincana do Colégio UNIFEBE conhece equipe vencedora da edição 2023