No caso do trabalho brusquense, o foco esteve na análise da constituição das políticas públicas em diferentes contextos, assim como a sua possível influência no currículo escolar. Este, seguindo os preceitos da Educação Inclusiva.
Para a professora, a troca de experiências e a possibilidade de acompanhar as demais apresentações e discussões da programação demonstram o quanto as produções e debates internos do curso ampliam as perspectivas teóricas dos participantes. “Foi com muita satisfação que pude socializar um trabalho construído com uma acadêmica em um evento internacional tão potente como este”, descreve.
Compromisso com a educação
Conforme a acadêmica, a maior compreensão e reconhecimento sobre as políticas educacionais foi um dos reflexos pessoais que a participação no trabalho proporcionou. Outra contribuição que ela acredita que a iniciativa agregou à sua formação é a valorização das práticas pedagógicas focadas em garantir a inclusão.
“Participar de um projeto como esse, ainda no começo da graduação, foi uma experiência enriquecedora. Ter a oportunidade de representar e levar a Pedagogia da UNIFEBE a novos espaços fortalece o nosso compromisso e cuidado com a educação”, afirma.