notícias colégio
Notícias
24 de janeiro de 2008

Tribunal de Justiça inaugura Juizado Especial na Unifebe

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina inaugurou nesta terça-feira, dia 23, o Juizado Especial Cível e Criminal na Unifebe – Centro Universitário de Brusque. A cerimônia reuniu magistrados, advogados, autoridades locais, servidores da Comarca, dirigentes da Unifebe, professores e acadêmicos.  


O Coro da Unifebe, sob a regência do maestro Sérgio Westrupp entoou o Hino Nacional Brasileiro no início da cerimônia, em seguida o diretor do Foro de Brusque, juiz Carlos Alberto Civinski, destacou que a implantação do Juizado Especial deverá melhorar a qualidade da prestação jurisdicional no atendimento a ações como violência doméstica contra a mulher, cobranças de condomínios, danos em acidentes de trânsito, entre outras.   


Segundo a reitora da Unifebe, profª Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, a implantação do Juizado Especial no ambiente acadêmico deve contribuir significativamente para o aperfeiçoamento dos acadêmicos, que poderão aliar o conhecimento adquirido em sala de aula a prática das atividades jurídicas. “Agradecemos a confiança de todos em nosso trabalho e ficamos muito satisfeitos com essa parceria, principalmente por conhecermos o sucesso de Juizados implantado em outras Instituições de Ensino Superior do Sistema Acafe”, afirmou a reitora.  


O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Manoel Abreu, relembrou a implantação do Juizado de Pequenas Causas na UFSC, que foi o primeiro a ser instalado em uma universidade do país. “Essa parceria entre o Tribunal de Justiça e as universidades se multiplicou de maneira extraordinária e hoje dá frutos aqui em Brusque, na Unifebe. A implantação de um juizado dentro de uma universidade transcende a prestação jurisdicional: além de atender o cidadão que não tem acesso à Justiça, contribui diretamente na formação dos futuros operadores de Direito”, explicou o presidente. 


O novo espaço abriga três salas de audiência, duas salas para o gabinete do juiz e sua assessoria. O cartório instalado no atual Fórum da comarca de Brusque, também será deslocado para o Juizado Especial. A Unifebe disponibilizou o espaço, localizado no centro da cidade, e o Tribunal de Justiça investiu R$ 25 mil na reforma do prédio, equipamentos e mobiliário.


Acadêmicos do curso de Direito, Administração, Ciências Contábeis e demais áreas, poderão realizar estágio no Juizado Especial, que inicia com 3 mil processos em tramitação. A unidade ficará sob a responsabilidade do juiz substituto Orlando Luiz Zanon Júnior, até que seja escolhido um juiz titular. As atividades de estágio permaneceram sob a supervisão do profº Luiz Elias Valle.


A acadêmica de Direito, Janara Fischer, acredita que a integração dos acadêmicos junto ao Juizado Especial tende a facilitar o aprendizado. “O estágio é uma oportunidade de aplicar o que aprendemos na teoria e facilita o entendimento dos temas que os professores abordam em salas de aula”, destaca Janara.  

Postagens relacionadas

UNIFEBE apoia II Descida do Rio Itajaí-Mirim

UNIFEBE apoia II Descida do Rio Itajaí-Mirim


22 de agosto de 2012
Portaria CIPA nº. 04/10 Define procedimentos para apuração eleitoral e dá outras providências

Portaria CIPA nº. 04/10 Define procedimentos para apuração eleitoral e dá outras providências


31 de março de 2010
Cursos da Unifebe estão entre os melhores do país

Cursos da Unifebe estão entre os melhores do país


06 de outubro de 2009
Skip to content