25 de novembro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE convida comunidade para participar da inauguração do Centro de Memória

Espaço conta com acervo/arquivo da indústria têxtil catarinense, Jogos Abertos de Santa Catarina, Segunda Guerra Mundial e registros históricos de Brusque e região.

A UNIFEBE inaugurará na próxima quarta-feira (30), o Centro de Memória UNIFEBE, um laboratório que visa recuperar e preservar documentos e devolver à comunidade os registros de sua história. A solenidade, aberta a todos, será realizada no auditório do Bloco F, a partir das 18h30, com o painel sobre o Acervo Histórico da Indústria Têxtil Catarinense.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira das Silva, as bibliotecárias da instituição, Carla Zenita do Nascimento, Elisiane Mafezolli e o professor de fotografia da UNIFEBE, Robson Sousa, apresentarão como o trabalho de preservação está sendo desenvolvido pela instituição com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.

Na sequência, a mesa-redonda “Memórias Preservadas”, contará com a presença de Walter Bueckmann, Herbert Pastor e Luiz Valentim Casagrande, em um bate-papo sobre a história das empresas centenárias do município e o seu reflexo no desenvolvimento econômico regional.

“O Centro de Memória preservará essas histórias, que serão revividas nessa mesa-redonda sob perspectivas e óticas diferentes. A memória e a história do nosso povo legitimam quem somos hoje, por isso a universidade deve ser esse espaço de partilha, de pesquisa e de referência”, evidencia a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Centro de Memória

O espaço destinado aos estudantes, pesquisadores e admiradores da história do estado de Santa Catarina, conta com o acervo histórico da indústria têxtil catarinense, composto por documentos oficiais, álbuns fotográficos, cartas, cartões postais, jornais e artefatos têxteis do início do século XX, do acervo da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Indústria Buettner e Companhia Industrial Schlösser.

A história oral de moradores de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, armazenada em fitas cassete, documentos sobre os Jogos Abertos de Santa Catarina, artefatos e documentos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), bem como acervos de moda que retratam a história do século XIX e XX na nossa região, também compõem o Centro de Memória da UNIFEBE.

“O arquivo vem ao encontro da missão da UNIFEBE como universidade comunitária, pois prestará serviços à comunidade por meio de suas pesquisas e guardará o seu acervo histórico, garantindo, assim, que as fontes históricas, materiais e imateriais, não se percam no tempo e no espaço, e que posteriormente, venham servir para pesquisas da própria comunidade, visando contribuir para a historiografia local e regional”, elucida a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

Grande parte do acervo fotográfico do Centro de Memória integra o Pergamum, um sistema informatizado de bibliotecas. É no próprio Centro de Memória da UNIFEBE que a equipe higieniza, digitaliza e insere no sistema o material, por meio de catalogação, indexação e classificação.

Os materiais são higienizados em mesas próprias com equipamentos como trinchas e luvas específicas para o manuseio de cada documento. Depois de inserido no sistema Pergamum, o acervo é acondicionado em embalagens próprias de conservação e armazenado no arquivo deslizante. Todos os materiais recebem uma etiqueta de identificação com título da imagem digitalizada, número de guarda, número de exemplar, número de acervo e podem ser consultados pelo site da UNIFEBE.

Seminário Temático

Além da inauguração do Centro de Memória, ao longo da próxima semana a UNIFEBE promoverá a 10ª edição do Seminário Temático. Este ano com a temática “Têxteis, Moda e Museus”. Durante quatro dias de evento científico serão apresentadas e discutidas metodologias inovadoras de armazenamentos, digitalização, processo de registro e disponibilização de acervos digitais têxteis e de moda. O intuito da programação é abordar o quanto as instituições museais estão fazendo uso das tecnologias para disponibilização dos seus acervos às empresas da área têxtil e de moda.

As palestras e bate-papos serão gratuitos, abertos à comunidade e transmitidos pelo canal da UNIFEBE no YouTube.

Confira a programação completa e participe:

Dia 28/11/2022 – Segunda-feira

Horário: 19h50 – Museu de Capuchinhos – RS
Horário: 20h30 – Instituto Aldo Krieger – SC
Horário: 21h10 – Museu Hering – SC

1° Termo Aditivo ao Proc. Sel. de Estagiário para Pró-Reitoria de Pós-Graduação,Pesquisa e Extensão

25 de janeiro de 2010
Acadêmicos da Unifebe realizam visita técnica em SP