notícias colégio
Notícias
12 de setembro de 2012

UNIFEBE é 14 estrelas no Guia do Estudante 2013

O Centro Universitário de Brusque é destaque no Guia do Estudante 2013, da Editora Abril, que chega às bancas em outubro. O veículo de comunicação é conhecido por atribuir estrelas como métrica de qualidade de cursos de graduação em todo o Brasil. A relação das graduações estreladas em 2012 foi divulgada esta semana.


A avaliação é feita por conceitos: excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos últimos cinco anos influencia no resultado final. O Guia do Estudante, então, faz uma média dessas avaliações, que se torna o número final de estrelas de cada curso.


Quatro cursos da UNIFEBE estão entre os melhores do Brasil e são eles: Administração (3 estrelas), Ciências Contábeis (4 estrelas), Educação Física (3 estrelas) e Pedagogia (4 estrelas).


Avaliação


O processo de avaliação inicia com o preenchimento de um formulário eletrônico pelos coordenadores de curso, no qual constam dados específicos sobre a graduação, como titulação do corpo docente e produção científica.


Esses dados ajudam o Guia a avaliar se os cursos se enquadram nos critérios estabelecidos. Os formulários preenchidos são disponibilizados a uma comissão de especialistas para o processo de avaliação. Integram essa comissão, docentes, coordenadores de cursos de todo o País, diretores de departamentos e avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham.

Reconhecimento

O pró-reitor de ensino, professor Claudemir Aparecido Lopes, disse que esse resultado reflete os investimentos que foram feitos nos cursos da instituição. “Investimos na formação do corpo docente, na infraestrutura, na qualidade do ensino de modo geral, no referencial bibliográfico e na atualização dos laboratórios. A partir de 2010, passamos a adotar como critério na contratação dos professores que eles tivessem no mínimo o título de Mestre e isso reflete na qualidade do ensino e na melhoria do curso como um todo”, afirmou.


Outro ponto destacado pelo pró-reitor é o empenho dos coordenadores desses cursos. “O coordenador cumpre um papel de gestor, tanto na parte acadêmica quanto administrativa e isso faz a diferença na avaliação da instituição. A aproximação com o colegiado, com os alunos e com a comunidade contribuiu para um melhor acompanhamento das atividades diárias, a oferta de cursos de extensão para aperfeiçoamento, as relações com o mercado também foram fatores preponderantes para esse resultado”, finalizou.

Ciências Contábeis

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Edemir Manoel dos Santos, afirmou que o resultado obtido pelo curso é fruto de três convergências principais: aluno, professores e instituição que têm como objetivo formar bons profissionais na área de contábeis de acordo com a visão de uma universidade comunitária.


“Além disso, tivemos boas parcerias com entidades que representam os profissionais como o Conselho Federal de Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade, o Sindicato dos Contabilistas de Brusque e do Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Comercial de Brusque – ACIBr e a comunidade local. Não podemos deixar de citar a participação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da FAPESC (Fundação de Amparo e Inovação do Estado de Santa Catarina) na melhora de nosso curso. Acredito que o aperfeiçoamento buscado pelos docentes também reflita dentro da sala de aula e nos resultados alcançados”, afirmou.


Agora a meta para o curso é obter cinco estrelas e para isso o coordenador pretende investir no fortalecimento das parcerias, na concretização do laboratório de Simulação e Gestão Empresarial em parceria com o curso de Administração e Processos Gerenciais.

 

Administração de Empresas

 

“O curso de administração da UNIFEBE vem se qualificando ao longo dos anos. Não é resultado de ações de curto prazo, mas sim de um processo de longo prazo, de construção de um grupo de professores qualificados, cerca de 80% mestres e doutores, e uma cultura de vocação para formação de profissionais da área da administração. Novamente o curso conquista três estrelas e temos consciência que podemos ir além, que temos potencial para um reconhecimento ainda mais significativo”, afirmou o coordenador do curso George Wilson Aiub.


O coordenador ainda afirmou que ao se diferenciar por indicadores, como é o caso do Guia do Estudante, mas também pelo desempenho do curso na última avaliação do Enade e do Conselho Estadual de Educação, o curso se qualifica como um curso de qualidade, capaz de atender as expectativas da sociedade regional, das expectativas de jovens em busca de uma profissão e também as expectativas do meio organizacional, esperançoso por gestores competentes e éticos.

“O resultado obtido é fruto, sobretudo, dos esforços de cada professor em sua própria qualificação, no empenho diário da missão do ensino, buscando complementar com ações de extensão e iniciação científica. Iniciativas como a criação do NEPA (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Consultoria em Administração), em processo de consolidação, também reforça o esforço institucional na ampliação de serviços oferecidos pelo curso de administração. Enfim, o resultado do Selo 3 Estrelas é uma conquista docente e discente da Unifebe”, completa.

Pedagogia

O curso de Pedagogia da UNIFEBE, que neste ano completa 25 anos, tem investido na titulação do corpo docente e na produção científica e isso contribuiu que o curso alcançasse quatro estrelas dos Guia do Estudante. “Essa evolução demonstra de maneira muito positiva a caminhada de crescimento que a Unifebe tem empreendido nos últimos anos, em que conseguiu evoluir quantitativamente e qualitativamente, ampliando o número de professores mestres e doutores, e realizando investimentos que proporcionaram melhorar, de forma significativa, a qualidade do ensino não somente no curso de Pedagogia, mas também nos demais cursos da Instituição”, afirma a coordenadora do curso, Marcilene Popper Gomes.


“O mérito do resultado obtido pertence a toda a equipe, ao colegiado, que se constitui como um diferencial, com um quadro de professores qualificados e comprometidos que participam das reuniões de colegiado e do núcleo docente estruturante. Discute-se a matriz curricular para que a mesma esteja de acordo com as diretrizes nacionais e com a realidade de nossa região, visando formar futuros professores comprometidos com a transformação da sociedade. São realizadas aulas passeios para que possam conhecer realidades educacionais diferentes, participar de eventos de iniciação científica, mostra de resultados dos trabalhos práticos, semana do curso, entre outras ações que contribuem para a formação profissional”, finaliza.
 

Educação Física

O curso de Educação Física mais uma vez aparece no Guia do Estudante e manteve as três estrelas conseguidas na avaliação anterior. Segundo o coordenador do curso, João Derli de Souza Santos, o resultado foi conseguido porque o curso cumpre o que sinaliza a missão institucional, a dedicação dos docentes e acadêmicos na realização das atividades de extensão, as práticas como componente curricular, atividades de iniciação cientifica e estar constantemente envolvido com atividades voltadas para a comunidade regional.


O professor João Derli ainda afirma que o apoio institucional através da Reitoria, Pró-Reitores e um quadro capacitado dos colaboradores da Unifebe, que muito tem contribuído em todas as ações realizadas pelo curso. “Procuramos em nossas ações elevar sempre o nome da UNIFEBE e, consequentemente, o curso. No momento em que a instituição estiver entre os melhores centros universitários do país o curso vai se destacar e galgar novos espaços”, destaca.
 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Coro da Unifebe se apresenta em São João Batista – 08/05/2006

Coro da Unifebe se apresenta em São João Batista – 08/05/2006


08 de maio de 2006
Engenharia Civil realiza viagem de estudos a Foz do Iguaçu

Engenharia Civil realiza viagem de estudos a Foz do Iguaçu


18 de novembro de 2014
UNIFEBE participa da Audiência Pública sobre Lei da Palmada

UNIFEBE participa da Audiência Pública sobre Lei da Palmada


09 de março de 2012
Skip to content