07 de outubro de 2016

UNIFEBE e Acafe cobram providências do Ministro da Educação sobre FIES

O reitor da UNIFEBE e vice-presidente do Sistema Acafe, Günther Lother Pertschy, prestigiou na manhã dessa sexta-feira, 7 de outubro, a abertura do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Soluções Locais, realizada em Balneário Camboriú no Hotel Marambaia.

O evento contou com a presença do Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho e autoridades como o senador Dalirio José Beber e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps.

O evento é uma oportunidade para gestores de educação tirar dúvidas e sanar pendências específicas sobre a implantação e operação de programas federais na esfera educacional.

Acafe

Na ocasião, o reitor Pertschy e representantes da Acafe participaram de uma conversa com o ministro e entregaram um oficio sobre assuntos de interesse das universidades integrantes do Sistema.

O documento cobra providências sobre o repasse do FIES, que está atrasado desde agosto, além de solicitar a criação de um regulamento para as universidades comunitárias, e propor parceria para formação de professores.

— O mais urgente é uma solução para o problema do repasse do FIES, que está prejudicando instituições do país todo. Ele nos garantiu que assim que o projeto de Lei 8/2016 que tramita no Congresso Nacional for aprovado, imediatamente a equipe estará preparada para fazer o repasse. Segundo ele, o prazo ficou para a primeira quinzena de outubro — conta o reitor Pertschy.

Outro item importante foi em relação à regulamentação das universidades comunitárias.

— A lei foi sancionada, entretanto ainda é preciso regulamentar esse modelo de ensino superior no país — afirma.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223