notícias colégio
Notícias
19 de setembro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE e prefeitura de Brusque iniciam programa de cooperação com foco em inovação na gestão pública

Ações são desenvolvidas pelos acadêmicos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais

Os cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE iniciaram em agosto, um programa de cooperação entre a universidade e a prefeitura de Brusque voltado à transformação digital e à inovação nos serviços públicos.

A atividade é fruto da Curricularização da Extensão do segundo semestre de 2025, que tem como objetivo desenvolver soluções que qualifiquem o atendimento ao cidadão e aprimorem a gestão dos setores municipais. Vinculada ao projeto estratégico “Transformação Digital da Gestão Pública”, a ação permite que os estudantes contribuam diretamente com a modernização da administração, aplicando na prática seus conhecimentos científicos e acadêmicos.

Na etapa de Imersão e Ideação, os alunos conheceram mais de perto a realidade da administração municipal em um bate-papo com o diretor de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella. Acompanhado de sua equipe, Zanella apresentou aos acadêmicos os objetivos estratégicos e as iniciativas já implantadas pela prefeitura, além de destacar os principais desafios enfrentados pela gestão. O encontro proporcionou aos acadêmicos uma visão prática e atualizada do cenário administrativo da cidade.

Em outubro, terão início as etapas de Prototipação e Pitch, quando os alunos apresentarão suas propostas finais a gestores públicos e à comunidade acadêmica. Os trabalhos estão distribuídos entre cinco setores estratégicos da Prefeitura, como Fazenda, Planejamento, Transparência e Accountability, Desenvolvimento Social e Procuradoria-Geral do município. Todos orientados por uma das três linhas temáticas do projeto: Qualidade do Atendimento, Eficiência da Gestão ou Transparência e Participação Social.

Um dos grupos, liderado pela acadêmica Eduarda de Souza, da 4.ª fase de Gestão Comercial, atua no setor de Desenvolvimento Social. “Estamos elaborando algo para automatizar o atendimento, já que foi a principal dor apresentada pela prefeitura. Essa aplicação prática das disciplinas, proporcionada pela Curricularização, torna a experiência extremamente válida para nossa vida profissional e pessoal”, destaca a estudante.

O professor George Aiub, responsável pela interlocução entre a universidade e a Prefeitura, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “Este projeto inaugura uma cooperação institucional entre a UNIFEBE e a Prefeitura. Mais do que um exercício acadêmico, é uma oportunidade para nossos estudantes contribuírem com soluções inovadoras para a gestão pública, ao mesmo tempo em que vivenciam os desafios de transformar ideias em práticas concretas.”

O coordenador dos cursos, professor Marcos Aurélio Gonçalves, enfatiza o impacto da Curricularização da Extensão na formação dos futuros gestores. “Trata-se de uma experiência que conecta a sala de aula com a realidade da gestão pública. Nossos alunos aprendem a lidar com problemas reais e a propor soluções aplicáveis, desenvolvendo competências essenciais para o mercado de trabalho e para a cidadania. Com esta iniciativa, a UNIFEBE fortalece a cultura de inovação aberta na região e, ao direcionar esforços para a administração pública, contribui para a construção de serviços mais eficientes, transparentes e alinhados às necessidades do cidadão.”

As propostas desenvolvidas pelos estudantes serão apresentadas oficialmente ao poder público municipal em outubro.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Felicidade Plena é tema de palestra na UNIFEBE
Capacitação

Felicidade Plena é tema de palestra na UNIFEBE


13 de julho de 2023
Acadêmicos de Design de Moda expõem releitura de figurino

Acadêmicos de Design de Moda expõem releitura de figurino


17 de abril de 2008
Unimoda agita a semana na Unifebe

Unimoda agita a semana na Unifebe


18 de novembro de 2008
Skip to content