Os cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE iniciaram em agosto, um programa de cooperação entre a universidade e a prefeitura de Brusque voltado à transformação digital e à inovação nos serviços públicos.
A atividade é fruto da Curricularização da Extensão do segundo semestre de 2025, que tem como objetivo desenvolver soluções que qualifiquem o atendimento ao cidadão e aprimorem a gestão dos setores municipais. Vinculada ao projeto estratégico “Transformação Digital da Gestão Pública”, a ação permite que os estudantes contribuam diretamente com a modernização da administração, aplicando na prática seus conhecimentos científicos e acadêmicos.
Na etapa de Imersão e Ideação, os alunos conheceram mais de perto a realidade da administração municipal em um bate-papo com o diretor de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella. Acompanhado de sua equipe, Zanella apresentou aos acadêmicos os objetivos estratégicos e as iniciativas já implantadas pela prefeitura, além de destacar os principais desafios enfrentados pela gestão. O encontro proporcionou aos acadêmicos uma visão prática e atualizada do cenário administrativo da cidade.
Em outubro, terão início as etapas de Prototipação e Pitch, quando os alunos apresentarão suas propostas finais a gestores públicos e à comunidade acadêmica. Os trabalhos estão distribuídos entre cinco setores estratégicos da Prefeitura, como Fazenda, Planejamento, Transparência e Accountability, Desenvolvimento Social e Procuradoria-Geral do município. Todos orientados por uma das três linhas temáticas do projeto: Qualidade do Atendimento, Eficiência da Gestão ou Transparência e Participação Social.
Um dos grupos, liderado pela acadêmica Eduarda de Souza, da 4.ª fase de Gestão Comercial, atua no setor de Desenvolvimento Social. “Estamos elaborando algo para automatizar o atendimento, já que foi a principal dor apresentada pela prefeitura. Essa aplicação prática das disciplinas, proporcionada pela Curricularização, torna a experiência extremamente válida para nossa vida profissional e pessoal”, destaca a estudante.
O professor George Aiub, responsável pela interlocução entre a universidade e a Prefeitura, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “Este projeto inaugura uma cooperação institucional entre a UNIFEBE e a Prefeitura. Mais do que um exercício acadêmico, é uma oportunidade para nossos estudantes contribuírem com soluções inovadoras para a gestão pública, ao mesmo tempo em que vivenciam os desafios de transformar ideias em práticas concretas.”
O coordenador dos cursos, professor Marcos Aurélio Gonçalves, enfatiza o impacto da Curricularização da Extensão na formação dos futuros gestores. “Trata-se de uma experiência que conecta a sala de aula com a realidade da gestão pública. Nossos alunos aprendem a lidar com problemas reais e a propor soluções aplicáveis, desenvolvendo competências essenciais para o mercado de trabalho e para a cidadania. Com esta iniciativa, a UNIFEBE fortalece a cultura de inovação aberta na região e, ao direcionar esforços para a administração pública, contribui para a construção de serviços mais eficientes, transparentes e alinhados às necessidades do cidadão.”
As propostas desenvolvidas pelos estudantes serão apresentadas oficialmente ao poder público municipal em outubro.