notícias colégio
Notícias
04 de dezembro de 2014

UNIFEBE e Prefeitura firmam parceria para implantação do projeto Brusque Solidária

A Prefeitura de Brusque e o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE firmaram parceria na manhã de quinta-feira, 4 de dezembro, para efetivar a implantação do projeto Brusque Solidária. O projeto é uma iniciativa municipal que tem o objetivo de contribuir com a promoção e o desenvolvimento da economia solidária como forma de geração de trabalho e renda.

A assinatura do contrato foi realizada no gabinete do prefeito Paulo Roberto Eccel com a presença do reitor Günther Lother Pertschy, acompanhado pelo supervisor de extensão da pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão, professor Everaldo da Silva e o coordenador de Administração da UNIFEBE, George Aiub.

O contrato define a UNIFEBE como entidade responsável pela seleção de agentes de Desenvolvimento Solidário para atuação nas ações de sensibilização, mobilização, organização de demandas e assessoramento sistemático às comunidades e empreendimentos econômicos solidários.

Com a novidade, a prefeitura e a UNIFEBE somarão esforços financeiros e intelectuais para fomentar e fortalecer empreendimentos econômicos solidários. Segundo o reitor, o projeto deverá envolver acadêmicos e professores na elaboração de diagnósticos sobre a realidade municipal e no planejamento de ações estratégicas.

O prefeito conta que mesmo a prefeitura sendo um órgão de grande alcance, é necessário buscar parceiros para ampliar as ações desenvolvidas. “Estamos muito contentes com esta parceria”, destaca.

Brusque Solidária

O projeto Brusque Solidária deve fomentar e fortalecer empreendimentos econômicos solidários com auxílio técnico e capacitação, buscando torná-los sustentáveis, com estratégia de comunicação, informação e comercialização da produção.

A proposta envolve ainda a Secretaria de Assistência Social e Habitação e a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. O projeto Brusque Solidária será desenvolvido durante dois anos e executado em diferentes etapas, conforme cronograma de execução acordado entre as partes. O valor total do convênio para o desenvolvimento do projeto Brusque Solidária é de aproximadamente R$ 545 mil.

Saiba mais

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária tem se apresentado nos últimos anos como alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.


Texto: Eduardo Pereira/SECOM/Suellen Pereira Rodrigues/UNIFEBE
Fotos: Lucas Bueno/UNIFEBE
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223
 

Postagens relacionadas

Lar Menino Deus promove rifa para arrecadar fundos

Lar Menino Deus promove rifa para arrecadar fundos


25 de novembro de 2014
Bolsa do Artigo 170: inscrições encerram nesta terça-feira

Bolsa do Artigo 170: inscrições encerram nesta terça-feira


18 de março de 2008
Solidariedade envolve Semanas de Cursos da Unifebe

Solidariedade envolve Semanas de Cursos da Unifebe


21 de outubro de 2011
Skip to content