06 de março de 2018
por: Suellen Pereira Rodrigues
Arthur Timm

UNIFEBE e Zehn Bier lançam Cervejaria Escola

Iniciativa prevê cursos de curta-duração e pós-graduação para a área

Preferência nacional, a produção de cerveja tem ganhado cada vez mais evidência nos últimos anos, atraindo considerável prestígio em seus processos de produção artesanal e industrial. No Vale do Itajaí o cenário não poderia ser diferente.

Com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais que atuam no setor, a UNIFEBE e a Cervejaria Zehn Bier assinaram na manhã de segunda-feira, 5 de março, um convênio para a realização da Cervejaria Escola. A iniciativa prevê diversos cursos de curta-duração e pós-graduação para a área, entre eles a especialização em Tecnologia Cervejeira, que está com inscrições abertas.

Segundo o diretor da Zehn Bier, Fernando José de Oliveira, a parceria com a UNIFEBE é importante para suprir a necessidade de aprimoramento técnico dos profissionais da área.

— Nossa região tem um apelo muito grande de cervejarias, mas estava um pouco esquecida essa parte educacional. Nossos cervejeiros são quase todos práticos, e não existia uma formação técnica, e hoje percebemos que ela é fundamental — destaca.

De acordo com o reitor Günther Lother Pertschy o projeto Cervejaria Escola representa um marco histórico para a Instituição.

— Nossa região é conhecida por ter diversas cervejarias artesanais e a parceria com a Zehn Bier é de extrema importância. Esse projeto proporcionará realmente grandes diferenciais em relação à formação dos nossos mestres cervejeiros e todos aquele que desejam constituir seu negócio, fabricando a cerveja artesanal — ressalta.

Pós-graduação

A coordenadora do curso, Daniele Vasconcelos, explica que quem fizer essa pós-graduação está apto a trabalhar na área de gestão de cervejarias, controle de qualidade, de insumos, processos e na produção de receitas de cervejas.

— Além disso, o curso contempla também disciplinas voltadas para o empreendedorismo na área — afirma.

A parceria Cervejaria Escola com a Zehn Bier tem por objetivo formar profissionais para atuar nessa área que não para de crescer.

— O projeto vem justamente com esse intuito, alinhar as aulas teóricas com as práticas, gerar mais qualidade em torno do produto, melhorar processos e verificar qualidade de insumos, ou seja, tudo aquilo que envolve realmente o processo de produção de cervejas. Então, o aluno que fizer o curso de tecnologia cervejeira terá a possibilidade de aprender de forma teórica, mas, principalmente, vivenciar o processo na prática com a experiência industrial”, explica a coordenadora.

As inscrições para o curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira vão até 31 de maio e o início das aulas está previsto para 16 de junho. Os interessados podem se inscrever no site da UNIFEBE.

Mercado

De acordo com a Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Santa Catarina produz mais de 1 milhão de litros ao mês de cerveja artesanal, através de mais de 50 marcas. São 300 rótulos diferentes.

—Todos os empreendimentos serão beneficiados com a oferta de mão-de-obra qualificada — enfatiza o diretor da Zehn Bier.

Mais duas palestras confirmadas para Semana da Educação Física

25 de setembro de 2009