notícias colégio
Notícias
30 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da UNIFEBE palestra a alunos do Colégio UNIFEBE

Professor Ricardo Vianna Hoffmann detalhou conceitos relacionados ao tema

Informações e reflexões sobre os Direitos Humanos foram abordadas com alunos do 1º e 2º ano do Colégio UNIFEBE, por meio de uma palestra com o professor Ricardo Vianna Hoffmann, professor do curso de Direito da UNIFEBE e presidente da Comissão de Direitos Humanos da instituição.

O bate-papo com o professor Ricardo vai ao encontro do conteúdo abordado no itinerário formativo “Sociedade, Cidadania e Direitos Humanos” e também teve como objetivo problematizar o imaginário coletivo a respeito da visão construída sobre os povos indígenas.

“O ponto final dessa atividade será a saída de estudos que faremos no próximo dia 10, na qual conheceremos uma aldeia em Canelinha. Os alunos terão a oportunidade de conhecerem os efeitos de uma sociedade altamente desigual por meio das condições de vida dos indígenas daquela comunidade”, detalha o professor Paulo César de Carvalho Jacó, responsável pelo itinerário.

A estudante Heloísa Mendes, do 2º ano, revela que o professor Paulo César pediu para que os alunos assistissem o documentário “Falas da Terra”, que traz entrevistas, comentários e reivindicações de diversos povos e tribos indígenas por todo o Brasil. A partir disso, os estudantes deveriam pesquisar sobre tópicos definidos pelo professor para que se aprofundassem e conhecessem mais sobre os povos originários, suas culturas e história. “Acredito que a palestra tenha sido uma ótima forma de mostrar a história dos direitos humanos, o que eles são e qual sua importância para a nossa sociedade”, elogia.

Durante a apresentação, o professor Ricardo discutiu sobre a importância dos direitos humanos e explicou os principais conceitos relacionados ao tema. Ele também apresentou alguns exemplos de violações de direitos que ocorrem em nosso país e no mundo. “Ver o Colégio UNIFEBE preocupado com essa temática é algo que me deixa muito feliz. Despertar nos estudantes esse olhar direcionado aos direitos humanos é importante para suas formações e para a sociedade. Precisamos de um mundo melhor, com cidadãos mais conscientes e comprometidos com a promoção da igualdade e da justiça”, garante o professor.

De acordo com o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, o bate-papo foi uma iniciativa valiosa, que reforça o compromisso do colégio em promover a educação para a cidadania. “Como educadores, sabemos da importância de formarmos cidadãos conscientes e críticos, capazes de reconhecer e valorizar a diversidade, além disso, a palestra fez eles refletirem sobre o papel que cada um tem na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, salienta o diretor Leonardo.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE realiza XV Jornada de Iniciação Científica
UNIFEBE

UNIFEBE realiza XV Jornada de Iniciação Científica


03 de outubro de 2016
UNIFEBE recebe professores pesquisadores da University College London
Internacionalização

UNIFEBE recebe professores pesquisadores da University College London


12 de abril de 2024
Curso de Administração discute Mercado de Capitais

Curso de Administração discute Mercado de Capitais


23 de maio de 2006
Skip to content