20 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Celio Bruns Junior

UNIFEBE integra equipe vencedora do 1º Acafe Challenge

Desafio foi realizado em Criciúma, durante o Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – FIEPE 2023

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) integrou a equipe vencedora da primeira edição do Acafe Challenge. O desafio de inovação do Sistema Acafe foi realizado entre os dias 17 e 19 de abril, na Unesc, em Criciúma, no Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – FIEPE 2023. Durante a maratona de inovação, os estudantes foram divididos em equipes mistas, compostas por acadêmicos das 14 instituições de ensino da Acafe. Coordenados por professores mentores, os grupos criaram soluções inovadoras para o Sistema Acafe, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O acadêmico de Sistemas de Informação, Thiago Andrei Felisbino, representou a UNIFEBE na competição. A equipe do estudante, desenvolveu uma solução voltada à saúde mental dos acadêmicos e levou o primeiro lugar do desafio. “Foi uma experiência única de muita troca de ideias e de evolução pessoal e profissional. A principal lição que levamos de um evento como o Acafe Challenge é a importância do trabalho em equipe. De saber compreender as diferenças e utilizar as competências e habilidades de cada um, em favor de um objetivo maior”, destaca Thiago.

A equipe da professora da UNIFEBE, Gissele Prette, ficou em 3º lugar com o projeto para a integração de imigrantes. A mentora da equipe trouxe para Brusque o troféu, que levou a UNIFEBE ao pódio mais uma vez. “Todos só têm a ganhar em um evento como o Acafe Challenge, que congrega tantos conhecimentos e vivências. Como mentora, percebi o potencial desses estudantes cheios de sonhos e ideias que, com certeza, tornarão nossas universidades locais inclusivos e melhores”, complementa Gissele.

Até chegar nas soluções, as equipes participaram de talks, dinâmicas, desafios e relatos de experiências entre os participantes. Além do acadêmico Thiago e da professora Gissele, a equipe da estudante Maria Alice Mattoso Camargo, de Design Gráfico, ficou em segundo lugar. A UNIFEBE também foi representada no evento pelos acadêmicos Bruno Henrique Blunck, de Administração, Cintia Suelem da Silva, de Design Gráfico, Luis Felipe Peirão, de Sistemas de Informação, e pelo professor Günther Lother Pertschy, que atuou como mentor itinerante de todas as equipes.

FIEPE
Este ano, o Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão da Acafe reuniu estudantes, professores e pesquisadores para socializar a produção científica das Instituições de Ensino e as experiências com impacto positivo para a formação dos acadêmicos. O evento foi realizado na Unesc, em Criciúma, e contou com a presença de reitores e gestores de diversas universidades.

Acompanhada pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, participou da solenidade de abertura do evento.

“Foi um privilégio levar um pouco do conhecimento que é produzido na nossa instituição para compartilhar em Criciúma. Por meio da curricularização da extensão, temos aplicado com a comunidade alguns dos projetos desenvolvidos por nossos estudantes. Produção científica em prol da sociedade”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Confira as fotos do FIEPE e da primeira edição do Acafe Challenge.

GRUPIA foca o enfrentamento do crack e de outras drogas

13 de abril de 2012
BAILE DOS CALOUROS

14 de setembro de 2006