notícias colégio
Notícias
17 de março de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE já soma mais de 15 ligas acadêmicas de Medicina

Grupos formados por professores e estudantes buscam aprofundar conhecimentos em áreas específicas.

Pediatria, Neurologia, Cardiologia, Semiologia e Urgência e Emergência são algumas das mais de 15 áreas específicas estudadas pelos alunos de Medicina nas ligas acadêmicas. Os grupos criados pelos próprios estudantes e professores, buscam aprofundar conhecimentos em determinados campos de atuação da Medicina.

Nos últimos seis meses, mais de dez novas ligas foram criadas. Os encontros são uma atividade de extensão, realizada na universidade, mas fora do cronograma de aulas do curso. “As ligas estimulam esse contato com a iniciação científica e proporcionam esse envolvimento dos alunos com a promoção de ações de caráter científico e social, como simpósios e congressos”, enfatiza o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Além de permitir esse compartilhamento de informações, as ligas acadêmicas são uma oportunidade de o aluno realizar estágios em sua especialidade de interesse. “É o primeiro contato do estudante com uma área específica dentro da Medicina e isso pode ajudá-lo quando ele tiver que escolher uma especialidade. As ligas são também uma troca muito interessante entre os alunos, pois são compostas por acadêmicos de todas as fases do curso e coordenadas por professores especialistas”, salienta o coordenador de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza.

Em janeiro, a estudante Milena Fabrizzio assumiu a Liga Acadêmica de Semiologia (LASEMIO). Ela e mais quatro estudantes, sob a orientação do professor Phelipe dos Santos Souza, aprofundarão seus conhecimentos relacionados ao estudo dos sinais e sintomas das doenças. Milena conta que no curso de Medicina da UNIFEBE, a Semiologia está inserida na disciplina de Habilidades, a qual despertou seu interesse pela área.

“Participar da LASEMIO é essencial para minha formação como médica, pois a Semiologia é a base para fundamentar a consulta. Com ela aprendemos a olhar e examinar o paciente, dar um diagnóstico e fazer um plano terapêutico, tudo isso com mais segurança e sem esquecermos a importância de uma Medicina Humanizada”, conclui Milena.

Devido ao isolamento social, neste primeiro momento, os encontros dos grupos são realizados via take-home. Conheça as áreas estudadas pelas Ligas Acadêmicas de Medicina da UNIFEBE:
Alegria e Humanização
Anatomia
Cardiologia
Cirurgia e Trauma
Clínica Médica
Endocrinologia e Metabologia
Gastroenterologia
Ginecologia e Obstetrícia
Medicina Intensiva
Neurologia e Neurocirurgia
Otorrinolaringologia
Patologia
Pediatria
Psiquiatria
Semiologia
Urgência e Emergência
Urologia

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Técnicas de edição de vídeos serão apresentadas nesta edição do Colmeia Criativa
Formação

Técnicas de edição de vídeos serão apresentadas nesta edição do Colmeia Criativa


12 de abril de 2024
Unifebe lança campanha publicitária do Vestibular de Verão

Unifebe lança campanha publicitária do Vestibular de Verão


01 de outubro de 2008
Atividades marcam ações de prevenção à saúde na UNIFEBE
Pesquisa

Atividades marcam ações de prevenção à saúde na UNIFEBE


14 de novembro de 2017
Skip to content