Para as atividades os temas foram apresentados em sala de aula. De acordo com a professora, a avaliação é que a atividade foi positiva e contribuiu para a formação dos acadêmicos. “Queria que os alunos visualizassem mais os efeitos da física no corpo humano e a melhor maneira disso é por meio dos experimentos, das experiências, que conseguissem reproduzir esses fenômenos”, explica a professora. “O mais importante era que eles conseguissem visualizar o fenômeno. Isso traz uma aprendizagem significativa para o acadêmico, não fica apenas em uma aula expositiva ou teórica”, descreve.
Diferentes experimentos desenvolvidos por acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFEBE reproduziram os efeitos da física no funcionamento do corpo humano. As atividades foram realizadas durante a primeira edição do FibroCience, parte do componente curricular de Biofísica para o curso.
De acordo com a professora Tatiana de Assis Girardi, os acadêmicos puderam escolher entre as alternativas de experiências para recriar. Os trabalhos envolveram cama de pregos, pulmão artificial, densidade, osmose, alavancas, tensão superficial e viscosidade.

A escolha do acadêmico Gabriel Hoepers, foi por uma réplica que simulava o funcionamento de um pulmão, mas utilizando garrafas pet. “O experimento do pulmão de garrafa demonstra como a pressão torácica afeta a capacidade de expansão dos pulmões”, explica.
De acordo com ele, com a aplicação de pressão negativa dentro da garrafa é feita a simulação da pressão torácica durante a inspiração. Como resultado, o balão dentro da garrafa expande, representando a expansão dos pulmões durante a respiração.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Leilane Marcos, a atividade foi uma forma importante aproximação entre acadêmicos e os temas trabalhados em sala de aula. “O evento oportuniza o aprendizado das teorias em um formato prático e associado com o movimento do corpo humano”, detalha.