26 de setembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE participa da Semana da Água promovida pelos municípios das bacias hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú

Professora e presidente do Comitê de Sustentabilidade representou a instituição no evento

Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participou da programação da Semana da Água, promovida anualmente pelos municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú. A instituição foi representada no evento pela professora e presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, Tamily Roedel.

Com o tema “Hidroconsciência: valorizando a água com uma visão sistêmica”, a Semana da Água reuniu entidades, escolas e membros da comunidade para debater sobre o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico e sobre a importância da água no cotidiano das pessoas e para a vida do planeta.

No evento, a professora da UNIFEBE foi a mediadora do IX Diálogo do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07, transmitido ao vivo pelo canal da UNIFEBE no YouTube, no dia 20 de setembro.

A professora também representou a instituição no debate virtual “Chuva de Ideias”, iniciativa do Programa de Educação Ambiental da gestão ambiental das obras de duplicação da BR-470/SC. Na ocasião, ao lado professora Isabel Cristina Bohn, a professora Tamily compartilhou suas experiências e estratégias pedagógicas inovadoras para conscientizar os educadores sobre a importância da água e como abordar esse tema de forma criativa em sala de aula.

Semana da Água na UNIFEBE

Durante a semana, a UNIFEBE também promoveu uma série de ações com seus estudantes. Nas paredes do campus Santa Terezinha, os acadêmicos da 3ª fase de Publicidade e Propaganda representaram em ilustrações e montagens, sua visão sobre a relação do rio Itajaí-Mirim, a cidade e seus moradores. A exposição foi idealizada pela professora Alexssandra da Silva Fidelis, no componente curricular “Representação Gráfica”.

No dia 22, sexta-feira, foi a vez de os estudantes da 4ª e 6ª fase de Pedagogia conversarem sobre o tema. A roda de conversa sobre as Bacias Hidrográficas Brasileiras e de SC, com o enfoque sobre os usos da água, cuidados e os ODS, foi uma iniciativa da professora Tamily Roedel, no componente curricular “Ciências da Natureza: Saberes e Práticas”.

“Participar e promover essas atividades contribui para que este tema não seja esquecido, nem menosprezado. É papel da universidade reavivar essas questões e a UNIFEBE, por meio do Comitê de Sustentabilidade, tem se empenhado em cumprir com essa função”, destaca a professora Tamily.

Confira nas fotos como foi a participação da instituição na Semana da Água:

Desfile de Moda UNIFEBE/AMPE encanta público na antiga fábrica Carlos Renaux
UNIFEBE