21 de março de 2014

UNIFEBE promove ação de conscientização no Dia Mundial da Água

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoverá no Dia Mundial da Água, 22 de março, ação de conscientização na Praça Barão de Schneeburg. O evento será realizado a partir das 9h, e contará com a participação de acadêmicos, professores e comunidade.

Estarão expostos banners com informações sobre as bacias hidrográficas, nascentes e a importância da preservação de áreas florestais. O evento também terá amostras de água coletadas na sexta-feira, para demonstrar se há ineficiência ou inexistência do tratamento dos efluentes. “Teremos gráficos de tubos com água para demonstrarmos a porcentagem de água doce, potável e salgada no planeta”, explica a professora Tamily Roedel, uma das organizadoras da atividade.

O objetivo da ação é estimular a reflexão sobre o uso racional da água, trabalhar questões ambientais de maneira crítica e promover ações de educação ambiental com a comunidade. “O Dia Mundial da Água é um momento para refletirmos sobre esse recurso natural. A água recobre 71% do planeta, e apenas 2,5% é doce. Com a atividade, esperamos conscientizar as pessoas para que façam o uso racional desse recurso, e que as empresas da região percebam a importância do tratamento adequado dos efluentes que são lançados no Rio Itajaí-Mirim”, conta Tamily.

Em 2012 e 2013, a instituição organizou o “Abraço no Rio” com diversos parceiros, também com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar da água. “A UNIFEBE tem a preocupação de aliar o ensino a ações de extensão que cheguem à comunidade. Cuidar do meio ambiente para garanti-lo às gerações futuras deve ser o objetivo de todos”, destaca o reitor.
Fique por dentro

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Em cada ano, esta data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. Em março de 1992, a ONU também divulgou um relevante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água, todos os dias do ano.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br