notícias colégio
Notícias
19 de maio de 2014

UNIFEBE promove debate sobre publicidade infantil

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove na quinta-feira, 22, uma aula aberta intercursos com o tema “Publicidade e consumo infantil”. O evento, promovido pela disciplina de Introdução à Publicidade do curso de Publicidade e Propaganda (PP), é aberto à comunidade e terá mostra do documentário brasileiro “Criança – A alma do negócio” e debate entre as primeiras fases dos cursos de PP, Pedagogia com a professora Tamily Roedel e Psicologia com a professora Ivanete Groh. A atividade será realizada às 18h30, no Anfiteatro da UNIFEBE, no Centro de Brusque, com entrada gratuita.

Segundo o professor responsável pela atividade, Rafael Zen, o objetivo é que os participantes reflitam sobre a proibição da publicidade dirigida ao público infantil. No início de abril, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou por unanimidade a resolução 163 que, na prática, proíbe a veiculação de propagandas voltadas a esse público.

“A própria classe publicitária tem muitas dúvidas e questionamentos. Queremos confrontar pensamentos de cursos que, nesta questão, são bem diferentes. A participação da comunidade é importante pela troca de ideias e pelo compartilhamento das primeiras impressões dessa resolução que me parece bastante ousada”, afirma Zen.

A resolução

Com a resolução, o Brasil entra para um grupo seleto de países,  com Suécia, Noruega, Quebec (Canadá) e outras nações que proíbem a publicidade direcionada às crianças e adolescentes. A resolução emitida pelo Conanda gerou polêmica entre educadores, agências de comunicação, veículos, imprensa, ONGs e demais entidades.

O Conanda, subordinado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, considera abusiva a prática do direcionamento de comunicação mercadológica à criança, com intenção da persuasão para o consumo de qualquer produto ou serviço.

Estão vetados, então, desenhos animados, bonecos, linguagem infantil, trilhas sonoras com temas infantis, oferta de prêmios, brindes ou artigos colecionáveis que tenham apelo às crianças, entre outros. Permanecem as campanhas educativas.

Por ser uma profissão autorregulamentada, os publicitários tendem a recorrer ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar nas dúvidas sobre permissões e proibições de veiculações na área. Por isso, acredita-se que grande parte do mercado concordará com a Resolução 163.

 

Texto e foto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia amanhã – 2010

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia amanhã – 2010


07 de junho de 2010
Anfiteatro da Unifebe recebe duas apresentações musicais

Anfiteatro da Unifebe recebe duas apresentações musicais


20 de abril de 2007
Unifebe exibe filme para estudantes do Ensino Fundamental

Unifebe exibe filme para estudantes do Ensino Fundamental


20 de agosto de 2007
Skip to content