notícias colégio
Notícias
28 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE promove formação focada no Censo da Educação Superior

Estudo nacional fornece dados sobre todas as instituições do país e auxilia na elaboração de políticas públicas para o setor

No Dia da Conscientização do Censo da Educação Superior, a UNIFEBE, promoveu uma formação continuada com foco sobre o tema. Na data, nacionalmente ocorre a divulgação sobre a importância do Censo para a elaboração de políticas públicas. A atividade reuniu docentes e técnico-administrativos para conhecer mais sobre como é elaborado o processo, sua importância e histórico.

O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é anual. Ele é feito em caráter declaratório e por meio de uma coleta de dados descentralizada, abrangendo todas as instituições de Ensino Superior do país. O mapeamento abrange infraestrutura física, corpo técnico-administrativo, cursos de graduação, docentes, discentes entre outros aspectos.

Durante a palestra “Censo da Educação Superior”, o assessor de Desenvolvimento e Recenseador Institucional da UNIFEBE, Robson Zunino discorreu sobre os processos envolvidos no censo e sua importância para a educação no país. Ele também resgatou o histórico da evolução do estudo, as responsabilidades legais e as características dos diferentes módulos que compõem a pesquisa.

“O Censo da Educação Superior, para além da obrigação legal do seu preenchimento anual, se constitui em um compromisso das Instituições de Educação Superior em fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas no âmbito do Ensino Superior, bem como um mecanismo de transparência dos dados da Instituição”, afirmou.

 

O momento contou com a apresentação do Painel Digital do Censo da Educação Superior, lançado pelo Inep em 2022. Nele estão as principais estatísticas e indicadores mais atuais do Censo. “O painel é uma grande evolução, pois permite que a sociedade consulte os dados de instituições, cursos, docentes e discentes do Ensino Superior de uma maneira acessível e dinâmica”, descreve Zunino.

Disseminação do conhecimento
A abertura da programação foi feita pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, que reconheceu o trabalho feito no preenchimento do Censo na instituição. Segundo a reitora, a formação também é uma forma importante de qualificação das equipes, tendo em vista a abrangência dos processos envolvidos na elaboração do levantamento anual.

 

“É um assunto que, mesmo que não faça parte da rotina de todos, é muito importante para todos nós sabermos”, indica. “Conhecer sobre o Censo é bastante importante para nossa formação. Quando trabalhamos em uma instituição, temos que conhecer um pouco de tudo nesse contexto amplo da Educação. De forma direta ou indireta, o Censo envolve todas as áreas e profissionais”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Projeto de Psicologia “Todos por Elas” conscientiza para valorização à mulher
Universidade Comunitária

Projeto de Psicologia “Todos por Elas” conscientiza para valorização à mulher


06 de julho de 2018
Vice-presidente da OAB ministra palestra na UNIFEBE

Vice-presidente da OAB ministra palestra na UNIFEBE


28 de junho de 2012
Unifebe oferece postos de arrecadação de donativos

Unifebe oferece postos de arrecadação de donativos


09 de dezembro de 2008
Skip to content