28 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE promove formação focada no Censo da Educação Superior

Estudo nacional fornece dados sobre todas as instituições do país e auxilia na elaboração de políticas públicas para o setor

No Dia da Conscientização do Censo da Educação Superior, a UNIFEBE, promoveu uma formação continuada com foco sobre o tema. Na data, nacionalmente ocorre a divulgação sobre a importância do Censo para a elaboração de políticas públicas. A atividade reuniu docentes e técnico-administrativos para conhecer mais sobre como é elaborado o processo, sua importância e histórico.

O levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é anual. Ele é feito em caráter declaratório e por meio de uma coleta de dados descentralizada, abrangendo todas as instituições de Ensino Superior do país. O mapeamento abrange infraestrutura física, corpo técnico-administrativo, cursos de graduação, docentes, discentes entre outros aspectos.

Durante a palestra “Censo da Educação Superior”, o assessor de Desenvolvimento e Recenseador Institucional da UNIFEBE, Robson Zunino discorreu sobre os processos envolvidos no censo e sua importância para a educação no país. Ele também resgatou o histórico da evolução do estudo, as responsabilidades legais e as características dos diferentes módulos que compõem a pesquisa.

“O Censo da Educação Superior, para além da obrigação legal do seu preenchimento anual, se constitui em um compromisso das Instituições de Educação Superior em fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas no âmbito do Ensino Superior, bem como um mecanismo de transparência dos dados da Instituição”, afirmou.

O momento contou com a apresentação do Painel Digital do Censo da Educação Superior, lançado pelo Inep em 2022. Nele estão as principais estatísticas e indicadores mais atuais do Censo. “O painel é uma grande evolução, pois permite que a sociedade consulte os dados de instituições, cursos, docentes e discentes do Ensino Superior de uma maneira acessível e dinâmica”, descreve Zunino.

Disseminação do conhecimento
A abertura da programação foi feita pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, que reconheceu o trabalho feito no preenchimento do Censo na instituição. Segundo a reitora, a formação também é uma forma importante de qualificação das equipes, tendo em vista a abrangência dos processos envolvidos na elaboração do levantamento anual.

“É um assunto que, mesmo que não faça parte da rotina de todos, é muito importante para todos nós sabermos”, indica. “Conhecer sobre o Censo é bastante importante para nossa formação. Quando trabalhamos em uma instituição, temos que conhecer um pouco de tudo nesse contexto amplo da Educação. De forma direta ou indireta, o Censo envolve todas as áreas e profissionais”, descreve.

Projeto de Psicologia “Todos por Elas” conscientiza para valorização à mulher
Universidade Comunitária

Projeto de Psicologia “Todos por Elas” conscientiza para valorização à mulher

06 de julho de 2018