19 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE se destaca no Reuni Game e recebe menção honrosa no Reuni Challenge

Equipe InovaFebe contou com integrantes de diferentes cursos e professores. Grupo trabalhou em projeto focado na fiscalização de obras irregulares

A participação da equipe representante da UNIFEBE no Reuni Challenge, ocorrido em Lages, terminou com a menção honrosa para a equipe InovaFEBE, que ficou 8º entre as 22 participantes desta edição. Para a participação, o grupo precisou desenvolver alternativas para um desafio proposto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA – SC). A demanda era por fiscalização de obras irregulares.

Já na categoria “professor” do Reuni Game, série de atividades paralelas ao Challenge, a professora Gissele Prette ficou na liderança do ranking. Nele, foram realizadas atividades de engajamento entre os professores do evento, com momentos de integração e descontração.

A professora classifica a experiência no Reuni Challenge como positiva. “A experiência foi muito rica e desafiadora. Tínhamos alunos de fases iniciais, porém, muito engajados, com muita energia, buscando a melhor solução”, descreve Gissele.

“Os alunos estão muito empolgados para dar continuidade a essa ideia. Com certeza, todo o evento como este, planta uma ‘sementinha da inovação’ e a UNIFEBE vai continuar tentando conquistar esse título”, projeta ela.

O engajamento de acadêmicos e professores na programação é destacado pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. De acordo com ela, o esforço do trabalho conjunto e no desenvolvimento são recorrentes na instituição e se refletem nos modelos de negócios locais.

“Estes conhecimentos desenvolvidos a cada nova participação incentivam essa cultura e temos orgulho de estimular, compartilhar e cumprir um papel importante na disseminação do empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina. Desses processos de imersão, incentivamos o desenvolvimento de mais alternativas de empreendimentos”, indica.

Inovação na sociedade
A projeção é reforçada pelo acadêmico de Direito, Erik Bonfim. Segundo o participante, a intenção do grupo é incubar o projeto e seguir desenvolvendo a ideia. Para ele, a possibilidade de ter participado do Reuni e os conhecimentos gerados no período foram vivências únicas.

“Foi uma experiência incrível, desde o desfio e esse contato com os mentores a entender como funciona o processo de identificar uma demanda, criar uma empresa sobre isso, monetizar e a experiência de apresentar o pitch, que é surreal”, descreve. Outro elemento presente na programação destacado por ele é quanto à possibilidade de networking com outros participantes.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, Leilane Marcos, o Reuni deve se refletir na vida dos acadêmicos participantes e também pode ter efeitos na universidade e sociedade. Como uma das integrantes da equipe, ela salienta a demanda por habilidades de solução de problemas, maior iniciativa e capacidade de tomada de decisão durante os dias de evento, além dos conhecimentos teóricos e técnicos.

“Foi uma oportunidade de levar nossos alunos dentro de um ecossistema de inovação para que experimentem esse desafio que é desenvolver soluções para as demandas do mercado e acabarem ingressando no empreendedorismo, por meio do mundo das startups”, descreve.

UNIFEBE participa da 30ª edição da Feira de Oportunidades Viacredi
Universidade Comunitária

UNIFEBE participa da 30ª edição da Feira de Oportunidades Viacredi

08 de julho de 2019