notícias colégio
Notícias
10 de fevereiro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sedia exposição de trabalhos do projeto Patrimônio Cultural Material Arqueológico do Museu Casa de Brusque

Materiais impressos estão expostos no átrio do Bloco A, até dia 18 de fevereiro

Até dia 18 de fevereiro, o átrio do Bloco A do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediará a exposição dos resultados do projeto “Patrimônio Cultural Material Arqueológico do Museu Casa de Brusque”, promovida pela Sociedade Amigos de Brusque de Apoio ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim SAB/ Casa de Brusque.

Comunidades acadêmicas e externas podem conferir nos banners, informações sobre o acervo de peças líticas (feitas com rochas), de diversos tipos de objetos, que representam os vestígios da presença humana na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e que revelam as transformações ocorridas pelo processo histórico.

Sob a perspectiva histórico-cultural, alguns artefatos foram identificados como pertencentes à Tradição Umbu, produzidas no território ao longo de dez mil anos de existência dessa população. Outros artefatos foram identificados como pertencentes à Tradição Humaitá, produzidos há oito mil anos Antes do Presente (AP). As peças que fazem parte desse acervo estão entre as mais antigas das coleções do Museu Casa de Brusque, consideradas um Patrimônio Cultural de valor inestimável.

Nos banners é possível conhecer como foi realizado o processo de curadoria do acervo, a tipologia das rochas naturais, a tipologia dos artefatos líticos e um pouco mais sobre a tradição Umbu e Humaitá. “A história nos legitima e nos faz conhecer nossas raízes. Esses banners são fragmentos da história dos povos pré-coloniais e de como eles precisaram se adaptar e utilizar a criatividade tecnológica para o desenvolvimento de peças e ferramentas. Para nós, como universidade, é um privilégio receber esse material, que merece ser apreciado por toda a comunidade”, enaltece a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Os banners

Os banners são resultados do projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Categoria: Patrimônio e Paisagem Cultural. Eixo: Gestão/Acervo.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Entidades se unem para padronizar descarte de medicamentos em Brusque
UNIFEBE

Entidades se unem para padronizar descarte de medicamentos em Brusque


05 de maio de 2017
Comunicado nº 09/02 – Resultado Final para função de Estagiário para o NPJ

Comunicado nº 09/02 – Resultado Final para função de Estagiário para o NPJ


08 de fevereiro de 2012
Professores da Unifebe obtém título de Mestres – 2007

Professores da Unifebe obtém título de Mestres – 2007


30 de agosto de 2007
Skip to content