13 de abril de 2015

UP TEEN – Alunos da rede pública municipal participam de oficinas na UNIFEBE

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE lança na quarta-feira, 15 de abril, a primeira edição do UP TEEN, evento destinado aos estudantes do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino de Brusque. Das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h os estudantes participam de atividades radicais e recreativas e realizam uma visita guiada ao campus Santa Terezinha.

O UP Teen é resultado da parceria da UNIFEBE com a Secretaria de Educação de Brusque e prevê até o segundo semestre, a realização de 116 oficinas gratuitas, para aproximadamente 1.300 estudantes do município, nos laboratórios de Química, Física e Ciências da Saúde.

“A UNIFEBE é uma instituição comunitária. Nossa equipe está muito feliz em proporcionar oficinas aos alunos da rede pública municipal. Eles terão acesso desde já a laboratórios utilizados no ambiente universitário”, destaca o reitor, Günther Lother Pertschy.

Anualmente, a instituição também realiza o UP – UNIFEBE PROFISSÕES, evento voltado aos estudantes de ensino médio, com objetivo de orientar sobre as diversas opções de carreira.

Centro de Ciências da Saúde

A oficina de “Anatomofisiologia: saberes corporais” será realizada com os estudantes do 8º ano sobre questões relacionadas ao corpo humano e seus sistemas, dando ênfase ao sistema nervoso central e periférico e sistema locomotor.

“O corpo humano é objeto de estudo no 8º ano do ensino fundamental. Quase sempre as abordagens privilegiam modelos explicativos dos sistemas biológicos que são apresentados de forma fragmentada, como se cada um deles pudesse ter “existência” e funcionamento próprios”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Prefeitura, Kelle Cristina Leite Henschell.

Laboratório de Química e Física

Já os estudantes do 9º ano participam durante o ano da oficina “Ação e reação: laboratórios a serviço do saber” desenvolvida nos laboratórios de Química e Física da UNIFEBE. O objetivo é trabalhar com os alunos as questões relacionadas à parte da ciência que estuda a física e a química, de maneira introdutória no ensino fundamental. A oficina será orientada pelos monitores dos laboratórios.

“Para os alunos, manusear substâncias, realizar práticas e comprovar os conhecimentos vistos em sala de aula são importantes, tornando a aprendizagem mais fácil, atraente e interessante”, afirma a professora Regiane Pedrini Fischer.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Reitor prestigia posse do Conselho Nacional de Educação