notícias colégio
Notícias
01 de outubro de 2013

Viagem de estudos aos EUA propicia aprofundamento jurídico

O curso de extensão “Vivenciando o Commow Law nos Estados Unidos” do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE proporcionou a acadêmicos, professores e profissionais da área do Direito uma imersão sobre o sistema jurídico norte-americano, o Commow Law, e também proporcionou passeios culturais nas cidades de Nova York e à capital Washington. Foram 10 dias dedicados ao estudo comparativo entre os sistemas jurídicos dos EUA e do Brasil, o Civil Law. Antes de embarcarem, os membros do grupo participaram de cinco encontros onde foram abordados diversos temas sobre o assunto para preparar os alunos para a viagem.

Experiência

A acadêmica da 6ª fase de Direito, Merci Heining, afirma que a UNIFEBE proporcionou uma magnífica viagem de estudos que trouxe muito conhecimento e novos amigos. “Observei que o direito, a cultura e as cidades que conhecemos são muito diferentes da nossa realidade. Uma experiência marcante aconteceu no Arlington National Cemetery onde conversamos com um ex-comandante de guerra do Vietnã, falando de sua experiência de vida na guerra”, afirmou ela.

“A viagem nos permitiu ver na prática o sistema jurídico norte-americano, o qual foi estudado na teoria nos encontros do curso, acrescentando, com isso, um conhecimento jurídico teórico e prático do Commow Law”, complementa o acadêmico da 10ª fase do curso de Direito, Alexandre Matias Kohler.
Para a advogada e servidora do Ministério Público de Santa Catarina, Danielle Mariel Heil, um dos pontos marcantes do curso foi a visita à Organização das Nações Unidas e saber mais sobre as missões de paz ao redor do mundo, bem como o programa mundial de alimentos que são fomentados pela instituição. Ela também destacou outro aspecto prático da viagem. “Assistimos a dois julgamentos na suprema corte, um civil e outro criminal, e em ambos existe um corpo de jurados. O que mais me impressionou foi a quantidade de advogados (8) e promotores (4) no caso criminal. Em conversa com um dos funcionários da corte, obtive informação de que o julgamento civil, o qual tratava da negligência de um médico, poderia levar dias. Já os advogados, chegavam com malas com toda documentação e processos em papel, nada digital.

O curso

A organização do curso foi da professora Suzete Habitzreuter Hartke. Segundo ela, diante dos desafios contemporâneos apresentados ao profissional do Direito foi percebida a necessidade de oferecer à comunidade acadêmica e profissional da região um curso que contemplasse o conhecimento teórico e prático de um sistema jurídico distinto do brasileiro. “A realização de uma viagem de estudos é importante porque estimula a reflexão crítica, altera nossa construção e amplia nosso horizonte. Além de permitir a busca por alternativas até então desconhecidas ou pouco utilizadas. Nosso diferencial é que o grupo teve uma preparação científica prévia para a viagem nos encontros preparatórios e mais dois após o retorno. Todos com aula expositiva, ministrados por professores do corpo docente da UNIFEBE e convidados externos”, salienta.

Para a relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonateli Uller, a viagem de estudos foi um momento único para vivenciar os conteúdos estudados no curso de extensão Vivenciando o Common Law nos EUA. “Frente ao impacto da globalização, agregar uma experiência internacional ao currículo é uma tendência cada dia mais valorizada no mercado de trabalho. Pretendemos acrescentar a viagem de estudos “Common Law” no calendário das atividades do curso de Direito, que passará a ser oferecida anualmente ou talvez de dois em dois anos de acordo com a demanda”, revela.

Roteiro

O grupo composto por 20 pessoas ficou nos EUA por uma semana e iniciou a viagem por Nova York visitando o Grand Central Station, Empire State Building, Wall Street e Ground Zero no primeiro dia. A viagem para a capital, Washington, aconteceu no segundo dia com uma programação que contemplou visitas à Suprema Corte, Capitólio, a parte externa da Casa Branca, Cemitério Arlington, Lincoln Memorial.

No terceiro dia, foi realizada uma visita à Organização das Nações Unidas (ONU) onde assistiram a uma palestra e depois foram até a New York Public Library. No quarto dia, o grupo foi a Boston para conhecer a Biblioteca Presidencial John F. Kennedy e realizar passeios pelo Park Street Church, Old State House, Bunker Hill Monument, Faneuil Hall, Old North Church, Charleston Navy Yard, Boston Tea Party Ship, Quincy Market. A visita a Harvard Law e ao The Massachusetts Institute of Technology (MIT) ocorreu no quinto dia, além de um passeio no New England Aquarium. O último dia de viagem foi destinado para passeios culturais.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Alunos de Administração desenvolvem ação social

Alunos de Administração desenvolvem ação social


29 de junho de 2010
Resultado da 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar, para ingresso no 2º semestre letivo de 2011

Resultado da 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar, para ingresso no 2º semestre letivo de 2011


18 de julho de 2011
O papel do estilista no mercado de trabalho é tema de bate-papo sobre Moda e Negócios
Mercado de Trabalho

O papel do estilista no mercado de trabalho é tema de bate-papo sobre Moda e Negócios


13 de abril de 2022
Skip to content