notícias colégio
Notícias
10 de julho de 2015

Visita técnica de Pedagogia estuda educação condutiva em Itajaí

Observar na prática novas perspectivas na educação de crianças com lesão cerebral motivou uma visita técnica da 5ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Acompanhadas da professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, o grupo de estudantes visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, em Itajaí, onde conheceu um dos programas desenvolvidos com crianças de 3 a 6 anos que nasceram com alguma lesão cerebral.

Em seguida, as alunas participaram de um bate-papo com a diretora do Centro, Gracia Correa, e o condutor Irving Ortirz, e fizeram perguntas sobre o programa, a educação condutiva e problemas recorrentes da lesão cerebral.

A educação condutiva é um método único de reabilitação educacional, desenvolvido na Hungria por Andras Peto, em 1945. Esse método é baseado na teoria da plasticidade neuronal, que consiste na capacidade de o cérebro formar novas conexões neurais ativando outras áreas para substituir à lesionada.

“O grupo observou o desenvolvimento dos trabalhos e o esforço das crianças, que são acompanhadas individualmente por facilitadores, para executar tarefas simples.

Com o ritmo cadenciado de canções simples, o condutor orienta as atividades, os facilitadores auxiliam e as crianças respondem aos estímulos.

Ao final do programa, cada facilitador faz a avaliação do esforço e progresso da criança que pode receber três palmas, ou palmas e bravo”, explica a professora Raquel.

Na conversa com os profissionais do centro, as acadêmicas receberam orientações sobre o trabalho com crianças cérebro-lesionadas, sobre o trabalho e a possibilidade de pesquisa e formação nessa área do conhecimento.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Iniciam obras de pavimentação no estacionamento da UNIFEBE
UNIFEBE

Iniciam obras de pavimentação no estacionamento da UNIFEBE


01 de junho de 2016
Em parceria com a UNIFEBE, Secretaria Municipal de Saúde inaugura sala de pequenas cirurgias
Universidade Comunitária

Em parceria com a UNIFEBE, Secretaria Municipal de Saúde inaugura sala de pequenas cirurgias


21 de junho de 2022
UNIFEBE apoia II Feira Nacional de Matemática
UNIFEBE

UNIFEBE apoia II Feira Nacional de Matemática


16 de julho de 2013
Skip to content