Observar na prática novas perspectivas na educação de crianças com lesão cerebral motivou uma visita técnica da 5ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Acompanhadas da professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, o grupo de estudantes visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, em Itajaí, onde conheceu um dos programas desenvolvidos com crianças de 3 a 6 anos que nasceram com alguma lesão cerebral.
Em seguida, as alunas participaram de um bate-papo com a diretora do Centro, Gracia Correa, e o condutor Irving Ortirz, e fizeram perguntas sobre o programa, a educação condutiva e problemas recorrentes da lesão cerebral.
A educação condutiva é um método único de reabilitação educacional, desenvolvido na Hungria por Andras Peto, em 1945. Esse método é baseado na teoria da plasticidade neuronal, que consiste na capacidade de o cérebro formar novas conexões neurais ativando outras áreas para substituir à lesionada.
“O grupo observou o desenvolvimento dos trabalhos e o esforço das crianças, que são acompanhadas individualmente por facilitadores, para executar tarefas simples.
Com o ritmo cadenciado de canções simples, o condutor orienta as atividades, os facilitadores auxiliam e as crianças respondem aos estímulos.
Ao final do programa, cada facilitador faz a avaliação do esforço e progresso da criança que pode receber três palmas, ou palmas e bravo”, explica a professora Raquel.
Na conversa com os profissionais do centro, as acadêmicas receberam orientações sobre o trabalho com crianças cérebro-lesionadas, sobre o trabalho e a possibilidade de pesquisa e formação nessa área do conhecimento.
Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
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