10 de julho de 2015

Visita técnica de Pedagogia estuda educação condutiva em Itajaí

Observar na prática novas perspectivas na educação de crianças com lesão cerebral motivou uma visita técnica da 5ª fase de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Acompanhadas da professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, o grupo de estudantes visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, em Itajaí, onde conheceu um dos programas desenvolvidos com crianças de 3 a 6 anos que nasceram com alguma lesão cerebral.

Em seguida, as alunas participaram de um bate-papo com a diretora do Centro, Gracia Correa, e o condutor Irving Ortirz, e fizeram perguntas sobre o programa, a educação condutiva e problemas recorrentes da lesão cerebral.

A educação condutiva é um método único de reabilitação educacional, desenvolvido na Hungria por Andras Peto, em 1945. Esse método é baseado na teoria da plasticidade neuronal, que consiste na capacidade de o cérebro formar novas conexões neurais ativando outras áreas para substituir à lesionada.

“O grupo observou o desenvolvimento dos trabalhos e o esforço das crianças, que são acompanhadas individualmente por facilitadores, para executar tarefas simples.

Com o ritmo cadenciado de canções simples, o condutor orienta as atividades, os facilitadores auxiliam e as crianças respondem aos estímulos.

Ao final do programa, cada facilitador faz a avaliação do esforço e progresso da criança que pode receber três palmas, ou palmas e bravo”, explica a professora Raquel.

Na conversa com os profissionais do centro, as acadêmicas receberam orientações sobre o trabalho com crianças cérebro-lesionadas, sobre o trabalho e a possibilidade de pesquisa e formação nessa área do conhecimento.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Gestão Socioambiental é tema de palestra na Unifebe