O avanço constante das tecnologias digitais exige que os professores estejam familiarizados com ferramentas e metodologias que enriquecem o processo de ensino. A gamificação na educação, por exemplo, tem se mostrado uma prática para engajar os alunos, enquanto a computação desplugada oferece uma maneira acessível de ensinar conceitos de informática, sem a necessidade de dispositivos eletrônicos. Nesse contexto, com o intuito de capacitar os futuros professores a integrarem essas ferramentas em suas práticas pedagógicas, o curso de Licenciatura em Tecnologia Educacional da UNIFEBE elaborou uma programação repleta de workshops e palestras, na sua 2ª Semana Acadêmica.
O evento contou com atividades que abordaram desde a história dos primeiros computadores e videogames até a aplicação de técnicas inovadoras, como a gamificação e a computação desplugada, buscando engajar os participantes em práticas que estimulem o uso criativo e crítico das tecnologias na educação. O primeiro dia de programação contou com o workshop “Gamificação na Educação”, com os professores Sam Adam Hoffmann Conceição e Suzan Keiko Midorikawa.
No segundo dia, para compreender a evolução dos computadores e videogames e contextualizar o impacto das inovações tecnológicas na educação, os estudantes participaram da palestra “Um pulo na história: a chegada dos primeiros computadores e videogames”, com Eduardo Loos. Já no último dia, o workshop “Computação Desplugada” foi ministrado pela professora Fabiana Coronel, coordenadora do projeto de robótica educacional na rede municipal de educação de Brusque.
“Durante a programação, vimos propostas inovadoras e ferramentas tecnológicas que nos ajudarão e muito no desenvolvimento de projetos e trabalhos. Além disso, nos workshops e na palestra, ficou ainda mais claro a ampla possibilidade de atuação que essa profissão nos proporciona”, avaliou a acadêmica da 5.ª fase, Kethilyn de Freitas Gonçalves Silva.
Proporcionar aos alunos aprofundar o conhecimento de temas que são pertinentes à área de atuação foi um dos objetivos da Semana Acadêmica, revela o coordenador do curso, professor Fernando Luís Merízio. “Foram eventos que reuniram tanto a parte teórica quanto a prática da aplicação de ferramentas, jogos e atividades na área de computação desplugada para consolidar os conhecimentos que os nossos alunos têm em diversas disciplinas de uma maneira bastante dinâmica e prática. Vale ressaltar que os nossos alunos estão na 5.ª fase do curso, realizando o primeiro estágio curricular obrigatório. Então, essas atividades que proporcionamos na semana do curso são atividades que dão a eles um embasamento muito sólido para aplicarem na prática em seus estágios”, conclui o coordenador.
Confira algumas fotos da programação: