O Curso
O curso de Medicina da UNIFEBE tem como missão formar profissionais para atuar e intervir na atenção, gestão e educação em saúde, com responsabilidade, competência e humanização. Nosso objetivo é formar profissionais que possuam conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem sua interação e atuação no âmbito dos diversos campos de atuação em saúde, tendo como beneficiários os indivíduos e a comunidade, promovendo a saúde para todos.
Durante o curso, o aluno trabalha com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que possibilitam maior interação entre professores e alunos e maior aproximação com a prática, além de fomentar o desenvolvimento de postura ética, senso crítico, habilidade reflexiva e aprofundamento de conhecimentos relacionados à prática profissional.
Mercado de Trabalho
-
O profissional
A UNIFEBE propõe que o profissional Médico, egresso do Curso de Medicina, tenha “formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença”, em pleno acordo com os pressupostos estabelecidos na Resolução CNE/CES n°.3 de 20 de julho de 2014.
-
O mercado
Atualmente, existe uma alta demanda para o profissional de Medicina em todo país, que conta com uma grande diversidade de campos de atuação, variando desde atendimentos ambulatoriais em clínicas ou unidades de saúde, atendimentos domiciliares individuais e/ou voltados à saúde da família, atuação em pronto atendimento e unidades móveis de urgência e emergência, e uma gama de possibilidades de atuação em nível hospitalar. Além disso, os médicos podem seguir carreira profissional como docentes, pesquisadores, administradores e auditores em saúde. É importante considerar que após a formação médica, o profissional conta com diversas opções de especialização nas áreas clínicas ou cirúrgicas, ampliando suas possibilidades de atuação.
Diferenciais
- Corpo docente qualificado, com ampla experiência profissional e sólida formação acadêmica;
- Oportunidades de desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, Extensão e Publicações;
- Uso de instrumentos pedagógicos diversificados, com destaque para o uso de metodologias ativas de ensino que protagonizam o aluno enquanto partícipe do seu aprendizado;
- Uso de tecnologias inovadoras que permitem uma maior aproximação do aluno com a realidade da atuação profissional, como laboratório morfofuncional equipado com microcomputadores, microscópios, modelos anatômicos e mesa de simulação em 3D e laboratórios de simulação realística com manequins;
- Integração entre teoria e prática desde os primeiros semestres do curso;
- Matriz curricular sólida, baseada em escolas de medicina bem-conceituadas no país, a partir das notas do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC);
- Enfoque no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem a formação de profissionais éticos, críticos, reflexivos e com conhecimentos aprofundados em seu meio.
Forma de Ingresso
A Seleção de acadêmicos para o curso de Medicina é realizado exclusivamente pelo Vestibular ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) que é ofertado duas vezes por ano, no verão e no inverno.
Aulas Magnas - Cerimônia do Jaleco
Aqui, recebemos os nossos calouros de um modo muito especial: a Aula Magna do Curso e a Cerimônia de entrega dos Jalecos. Um evento que marca a entrada dos estudantes na vida universitária e que fica para sempre na memória dos estudantes, amigos e familiares.