A Prova Teórica, que terá duração de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos e é composta de 64 questões no total, sendo 27 (vinte e sete) questões de Formação Geral e 37 (trinta e sete) de Componente Específico.
As 27 (vinte e sete) da parte de Formação Geral são todas de múltipla escolha e envolvem situações-problema e estudos de casos.
Já as 37 (trinta e sete) questões do Componente Específico de cada área avaliada, são divididas em 1 (uma) discursiva e 36 (trinta e seis) de múltipla escolha, também envolvendo situações-problema e estudo de casos.
A questão discursiva do Componente Específico, além de abordar aspectos envolvendo situações-problema e estudos de caso afeitos aos objetos do conhecimento da área, também avaliará aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática adequados à norma padrão da língua portuguesa e, ainda, da língua espanhola ou inglesa, no caso das áreas de Letras – Português e espanhol, Letras – Português e inglês e Letras – Inglês.
A parte de Formação Geral da prova equivale a 25% da nota da prova e a parte de Componente Específico equivale a 75%.